RESTAURANT REVENUE MANAGEMENT: GESTÃO DE RECEITAS EM RESTAURANTES_ APLICAÇÃO DO MÉTODO REVENUE MANAGEMENT NO AMBIENTE DE RESTAURAÇÃO

Autores

  • Leonardo Coldebella Unochapecó.
  • Luiz Guilherme Buchmann Figueiredo UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017552-572

Palavras-chave:

Restaurantes, Revenue Management, Comportamento Consumidor.

Resumo

Revenue Management (gestão de receita) é um método de gestão utilizado para analisar o  comportamento dos consumidores dentro de um cenário restrito e definido. Através dos dados obtidos é possível elaborar estratégias de forma a otimizar a disponibilidade e os preços praticados, com o intuito de maximizar as receitas. A premissa do Revenue Management é vender o produto certo, ao consumidor certo, na hora certa, pelo preço certo. Assim sendo, o que o Revenue Management busca é o entendimento da percepção de valor do cliente em relação ao produto ou serviço, podendo assim equalizar os preços praticados com a disponibilidade, como forma de potencializar a geração de receita. Aplicar a análise Revenue Management significa, na prática, determinar preços de acordo com os níveis de demanda previstos de modo a oferecer um melhor preço àqueles clientes que estão dispostos a adquirir o produto ou serviço em períodos de menor demanda e adequar os preços nos períodos de maior demanda para os clientes que derem preferência a este. Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o sistema de Revenue Management aplicado a ambientes de restauração efetuando assim um levantamento das premissas, peculiaridades, estratégias e ferramentas de implantação do referido sistema.

 

Biografia do Autor

Leonardo Coldebella, Unochapecó.

Tecnólogo em Gastronomia, Pós-Graduando em Gestão de Restaurantes e Similares – Unochapecó.

Luiz Guilherme Buchmann Figueiredo, UNISUL

Eng. Agrônomo UFSM; Mestre em Ciência dos Alimentos UFSC.  Professor Pós Gradução UNOCHAPECÓ e UNISUL.

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Publicado

2017-11-09

Edição

Seção

Artigos