OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO EM ADERÊNCIA À NORMA ISO 13.009:2015 - UM ESTUDO DE CASO NA PRAIA DE ITACOATIARA EM NITERÓI NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Vivianne Ramos Lima UFF
  • Ricardo França Santos MARINHA DO BRASIL
  • Sergio Ricardo Barros UFF

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017486-510

Palavras-chave:

Norma ISO 13.009, 2015, Fatores Críticos de Sucesso, Gestão de praias.

Resumo

A Zona Costeira (ZC) brasileira possui uma ampla diversidade de usos, contemplando atividades econômicas, atividades turísticas e de lazer, tornando-se um ambiente propício a existência de conflitos. Entretanto, no que tange a gestão de praias, a literatura apresenta evidências de que não há padrões específicos para essa finalidade, e que existem poucas orientações quanto ao seu gerenciamento. Dentro desse escopo, a Norma ISO 13.009:2015 apresenta requisitos para a oferta de serviços e gestão de praias. O objetivo deste trabalho é identificar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) para o gerenciamento da praia de Itacoatiara em aderência à referida norma ISO 13.009:2015 e sugerir iniciativas estratégicas de implementação de boas práticas de gestão. Adotou-se uma metodologia com abordagem qualitativa, compreendida em um estudo teórico-prático descritivo e exploratório, enquadrado como uma pesquisa de campo, estudo bibliográfico e uma pesquisa documental e, ao mesmo tempo, um estudo de caso. Para coleta e análise de dados foram utilizadas as ferramentas de observação in situ, o Diagnóstico Rápido Participativo e a matriz de SWOT. Após realizada a etapa da análise, foram apresentadas iniciativas estratégicas para implementação em uma gestão descentralizada e participativa proposta pelo projeto ORLA, envolvendo os diversos atores com interesses distintos.

Biografia do Autor

Vivianne Ramos Lima, UFF

Bacharel em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense.

Ricardo França Santos, MARINHA DO BRASIL

Mestre em Administração Empresarial (UNESA), Engenheiro Químico (UFF), possui MBA em gerência de projetos, certificação PMP (PMI ) e pós-graduação em análise, projeto e gerência de Sistemas e especialização em Análise de Risco Ambiental (UFF/ PROMINP). Capitão-de-Mar-e-Guerra do Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil.

Sergio Ricardo Barros, UFF

Pós-Doutor em Sistemas de Gestão pelo LATEC/ UFF. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Análise Geoambiental da Universidade FederaL Fluminense - UFF, do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e do Mestrado em Sistemas de Gestão/LATEC-UFF na área de Gestão Ambiental. É Membro do Comitê Científico da REMADS - Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Possui Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense na área de Ordenamento Territorial e Ambiental, Mestrado em Ciência Ambiental - PGCA pela Universidade Federal Fluminense em Gestão Ambiental. 

Downloads

Publicado

2017-11-09

Edição

Seção

Artigos