OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO EM ADERÊNCIA À NORMA ISO 13.009:2015 - UM ESTUDO DE CASO NA PRAIA DE ITACOATIARA EM NITERÓI NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017486-510Palavras-chave:
Norma ISO 13.009, 2015, Fatores Críticos de Sucesso, Gestão de praias.Resumo
A Zona Costeira (ZC) brasileira possui uma ampla diversidade de usos, contemplando atividades econômicas, atividades turísticas e de lazer, tornando-se um ambiente propício a existência de conflitos. Entretanto, no que tange a gestão de praias, a literatura apresenta evidências de que não há padrões específicos para essa finalidade, e que existem poucas orientações quanto ao seu gerenciamento. Dentro desse escopo, a Norma ISO 13.009:2015 apresenta requisitos para a oferta de serviços e gestão de praias. O objetivo deste trabalho é identificar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) para o gerenciamento da praia de Itacoatiara em aderência à referida norma ISO 13.009:2015 e sugerir iniciativas estratégicas de implementação de boas práticas de gestão. Adotou-se uma metodologia com abordagem qualitativa, compreendida em um estudo teórico-prático descritivo e exploratório, enquadrado como uma pesquisa de campo, estudo bibliográfico e uma pesquisa documental e, ao mesmo tempo, um estudo de caso. Para coleta e análise de dados foram utilizadas as ferramentas de observação in situ, o Diagnóstico Rápido Participativo e a matriz de SWOT. Após realizada a etapa da análise, foram apresentadas iniciativas estratégicas para implementação em uma gestão descentralizada e participativa proposta pelo projeto ORLA, envolvendo os diversos atores com interesses distintos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.