INCENTIVO PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS TALENTOS COMO DESPERTAR DA VOCAÇÃO CIENTÍFICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Keila Fernanda Soares Hedlund UFSM
  • Elvis Carissimi UFSM
  • Henrique Varela Adamy UFSM
  • Jéssica Martini UFSM
  • Bárbara Werle Nunes UFSM

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017331-341

Palavras-chave:

Alunos do ensino médio, Acrilamida, Ensaio ecotoxicológico.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo realizar ensaios ecotoxicológicos de acrilamida com a clorofícea Desmodesmus quadricauda, incentivando e estimulando o despertar da vocação científica de estudantes do ensino médio. Durante o processo de ensino?aprendizado os alunos do ensino médio realizaram diversas atividades que os envolveram no meio acadêmico, entre as quais se destacam: estudos dirigidos, desenvolvimento de relatório, aulas expositivas, coleta de material para pesquisa a campo, preparo de meio de cultura e execução do experimento ecotoxicológico. Além de propiciar maior interesse dos alunos pela universidade, o ensaio realizado demostrou efetiva diminuição do crescimento da biomassa algal na presença da acrilamida, evidenciando a importância no monitoramento deste monômero.

Biografia do Autor

  • Keila Fernanda Soares Hedlund, UFSM

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, PPGC, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Elvis Carissimi, UFSM

    Professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Henrique Varela Adamy, UFSM
    Graduando do Curso de Biologia,  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Jéssica Martini, UFSM

    Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Bárbara Werle Nunes, UFSM
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, PPGC, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2017-11-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INCENTIVO PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS TALENTOS COMO DESPERTAR DA VOCAÇÃO CIENTÍFICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. (2017). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 6(3), 331-341. https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017331-341

Artigos Semelhantes

1-10 de 250

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.