EXTREMOS DE PRECIPITAÇÃO E OCORRÊNCIA DE DESLIZAMENTOS DE TERRA NA BACIA DO RIO ITAJAÍ

Autores

  • Regina Luiza Gouvea Uniasselvi
  • João Thadeu de Menezes UNIVALI
  • Cláudia Camargo Guimarães Campos UDESC
  • Genésio de Freitas Moreira UFL

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017276-295

Palavras-chave:

Defesa Civil, chuvas extremas, deslizamentos de terra.

Resumo

Estudos voltados para avaliação de áreas suscetíveis a movimentos de massa têm sido realizados em diversas regiões do Globo, especialmente em áreas urbanas e regiões de alta pluviosidade. O objetivo deste trabalho é analisar informações sobre movimentos de massa e extremos de precipitação na bacia do Rio Itajaí, assim como conhecer a magnitude dos eventos adversos a partir dos relatórios da Defesa Civil, através associação entre registros de deslizamento de terra disponíveis no banco de dados do Sistema Nacional de Defesa Civil e chuvas extremas. Os resultados indicaram que 42,7% dos casos de deslizamento de terra ocorreram em dias de chuvas extremas, sendo que, em 94,% dos casos, os extremos foram precedidos por dias consecutivos de chuva. O maior número de ocorrências foi registrado nos anos 2001, 2008, 2011 e 2013, principalmente na estação da primavera.

Biografia do Autor

  • Regina Luiza Gouvea, Uniasselvi

    Dra. em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI. Prof. Do Departamento de Engenharia Ambiental do Centro Educacional Leonardo da Vinci/UNIASSELVI. 

  • João Thadeu de Menezes, UNIVALI

    Dr. em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto da Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI.

  • Cláudia Camargo Guimarães Campos, UDESC

    Dra. em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/INPE. Profa. do Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC.

  • Genésio de Freitas Moreira, UFL
    Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras/MG.

Downloads

Publicado

2017-11-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EXTREMOS DE PRECIPITAÇÃO E OCORRÊNCIA DE DESLIZAMENTOS DE TERRA NA BACIA DO RIO ITAJAÍ. (2017). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 6(3), 276-295. https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017276-295

Artigos Semelhantes

1-10 de 1255

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.