SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO NOS SERVIÇOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Andrea Simini Kiekow Universidade de Caxias do Sul
  • Alice Munz Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rejane Remussi Universidade de Caxias do Sul
  • Eduardo Dieter Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul
  • Eric Charles Henri Dorion Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e32019606-619

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Inovação de Serviço. Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

Vista como uma preocupação mundial, a sustentabilidade torna-se conscientização global para a inovação nos serviços. Com vistas a isso, o estudo realizado teve por objetivo identificar como as publicações científicas estão tratando a sustentabilidade na inovação de serviço. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com finalidade exploratória e descritiva por meio de uma revisão sistemática da literatura. A base de dados selecionada foi a Science Direct e a busca foi orientada pela 1ª Lei da Bibliometria (Lei de Zipf). A partir disso, o portfólio analisado foi composto por quatorze artigos, que tratavam tais temas de distintas formas. Os resultados obtidos demonstraram que a preocupação com a sustentabilidade na inovação de serviços impacta na geração de vantagem competitiva. Observou-se também que aspectos tecnológicos direcionados a sustentabilidade e empregados para inovação de serviço, quando devidamente explorados, ocasionam a aceitação de mercados emergentes, bem como a satisfação daqueles já consolidados. Por fim, constatou-se que ao considerar a sustentabilidade para o desenvolvimento de inovações de serviços, novos nichos de mercado surgem, o que, sob uma abordagem holística, reflete diretamente no resultado econômico-financeiro das organizações, assim como em transformações de hábitos de consumo e de organização da sociedade.

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Publicado

2019-10-03

Edição

Seção

Artigos