AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA EM ABATEDOURO DE AVES VISANDO A REDUÇÃO E OU REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA

Autores

  • Jorge de Aguiar Camargo
  • Jairo Afonso Henkes UNISUL
  • Ivete de Fátima Rossato Unisul

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016675-693

Palavras-chave:

Abate, Consumo, Água, Efluente, Redução.

Resumo

As atividades agroindustriais têm elevada geração de efluentes, isso devido ao processo necessitar várias lavagens em sua rotina diária, tanto no processo de resfriamento quanto na higienização, resultando em um efluente muito carregado de resíduos, aumentando seu custo de tratamento. A elevada geração de efluente está ligada diretamente ao desperdício ou mau uso dos recursos hídricos. Para entender melhor como os processos dentro de um abatedouro de aves estão gerando um volume elevado de efluentes, foi necessário conhecer a linha produtiva, entender os processos, visualizar e medir todos os pontos de consumo de água e avaliar os processos, para assim buscar possibilidades de melhorias. Sendo assim a pesquisa foi realizada em duas etapas, em um primeiro momento foi buscado conhecer e entender todas as fases produtivas. Em um segundo momento foi analisado cada ponto consumidor, ou através de aparelho de medição ou por fórmulas matemáticas. Assim, pôde ser observado o consumo de água de todo o processo produtivo. Os resultados obtidos foram satisfatórios possivelmente por ter se identificado pontos onde foi comprovado o desperdício de água.

Biografia do Autor

Jorge de Aguiar Camargo

Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental/Unisul Virtual.

Jairo Afonso Henkes, UNISUL

Mestre em Agroecossistemas. Especialista em Administração Rural. Engenheiro Agrônomo. Professor do Curso de Administração, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Programa de Pós Graduação em Gestão Ambiental da Unisul.  

Ivete de Fátima Rossato, Unisul

Doutora em Engenharia de Produção/UFSC (2002), Mestre em Engenharia de Produção/UFSC, Licenciada em Química/UFSM (1987), Engenheira Química/ UFSM (1993). 

Downloads

Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Estudos de Caso