COLETA SELETIVA DE LIXO: UMA ANÁLISE DO DESCARTE DO LIXO GERADO NAS POUSADAS DA COMUNIDADE DE VARGEM DO CEDRO – MUNICÍPIO DE SÃO MARTINHO/SC
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e2201629-59Palavras-chave:
Agroturismo, Impactos Ambientais, Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva, Desenvolvimento Sustentável.Resumo
À medida que o turismo se expande no mundo e a diversidade de procura dos destinos turísticos aumenta o interesse pelo espaço rural, cresce a preocupação com a perspectiva do aumento dos problemas que afetam o meio ambiente. Para tanto se faz necessário a adoção de diversas ações para minimizar os impactos ambientais causados pelo seguimento de agroturismo. O estudo apresentado a seguir, caracterizado pelas pesquisas descritiva e exploratória, apresenta uma análise dos problemas decorrentes das atividades operacionais dos meios de hospedagem, com ênfase para o problema do manuseio, disposição e destino final dos resíduos gerados nos processos operacionais das pousadas instaladas na comunidade de Vargem do Cedro, localizada no município de São Martinho (SC). As constatações finais da análise evidenciaram a necessidade de mudanças no comportamento operacional dos meios de hospedagem e também na maneira pela qual as pessoas que gerenciam estes empreendimentos, devem entender a inter-relação que deve existir entre o homem e suas atividades com a natureza na forma mais harmoniosa possível. Algumas das constatações foram: Falta de informação sobre métodos corretos de manuseio dos resíduos sólidos antes de serem coletados pela coleta pública; falta de informação sobre os tipos de impactos que os resíduos podem causar no meio ambiente; disposição incorreta dos resíduos sólidos nas lixeiras, sem seletividade; desconhecimento sobre o destino final do lixo; desconhecimento sobre temas como sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável, despreocupação com a manutenção de mananciais de água e outros. Foram elaboradas propostas de soluções para os problemas/situação encontrados, os quais estão apresentados neste estudo com a finalidade de auxiliar de forma educativa para que as ações sugeridas sejam colocadas em prática e os impactos ambientais sejam minimizados e assim seja iniciada uma das muitas etapas que ainda serão necessárias para que desenvolvimento socioambiental da região de São Martinho possa ser garantido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.