COLETA SELETIVA DE LIXO: UMA ANÁLISE DO DESCARTE DO LIXO GERADO NAS POUSADAS DA COMUNIDADE DE VARGEM DO CEDRO – MUNICÍPIO DE SÃO MARTINHO/SC

Autores

  • Jair da Silva UNISUL
  • Jairo Afonso Henkes UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e2201629-59

Palavras-chave:

Agroturismo, Impactos Ambientais, Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva, Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

À medida que o turismo se expande no mundo e a diversidade de procura dos destinos turísticos aumenta o interesse pelo espaço rural, cresce a preocupação com a perspectiva do aumento dos problemas que afetam o meio ambiente. Para tanto se faz necessário a adoção de diversas ações para minimizar os impactos ambientais causados pelo seguimento de agroturismo. O estudo apresentado a seguir, caracterizado pelas pesquisas descritiva e exploratória, apresenta uma análise dos problemas decorrentes das atividades operacionais dos meios de hospedagem, com ênfase para o problema do manuseio, disposição e destino final dos resíduos gerados nos processos operacionais das pousadas instaladas na comunidade de Vargem do Cedro, localizada no município de São Martinho (SC). As constatações finais da análise evidenciaram a necessidade de mudanças no comportamento operacional dos meios de hospedagem e também na maneira pela qual as pessoas que gerenciam estes empreendimentos, devem entender a inter-relação que deve existir entre o homem e suas atividades com a natureza na forma mais harmoniosa possível. Algumas das constatações foram: Falta de informação sobre métodos corretos de manuseio dos resíduos sólidos antes de serem coletados pela coleta pública; falta de informação sobre os tipos de impactos que os resíduos podem causar no meio ambiente; disposição incorreta dos resíduos sólidos nas lixeiras, sem seletividade; desconhecimento sobre o destino final do lixo; desconhecimento sobre temas como sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável, despreocupação com a manutenção de mananciais de água e outros. Foram elaboradas propostas de soluções para os problemas/situação encontrados, os quais estão apresentados neste estudo com a finalidade de auxiliar de forma educativa para que as ações sugeridas sejam colocadas em prática e os impactos ambientais sejam minimizados e assim seja iniciada uma das muitas etapas que ainda serão necessárias para que desenvolvimento socioambiental da região de São Martinho possa ser garantido. 

 

Biografia do Autor

Jair da Silva, UNISUL

Acadêmico do Curso de Gestão Ambiental – Unisul Virtual.

Jairo Afonso Henkes, UNISUL

Mestre em Agroecossistemas. Especialista em Administração Rural. Engenheiro Agrônomo. Professor do Curso de Administração, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Programa de Pós Graduação em Gestão Ambiental da Unisul.

Downloads

Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Artigos