O DESIGN DE INTERIORES COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Talissa Bedran Linhares Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019994-1014

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Design de Interiores, Design Sustentável

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar as práticas de Design de Interiores Sustentável, além de detectar possíveis limitações de sua aplicabilidade. Para que esse objetivo fosse alcançado, realizou-se um levantamento da literatura da área, além de buscar detectar exemplos práticos com enfoque sustentável em projetos de Design de Interiores. Práticas com enfoque sustentável englobam aspectos como a preocupação com a origem dos materiais; conforto luminotécnico (priorizando a iluminação natural) e térmico; racionalização e reutilização de água, dentre outros (ZMYSLOWSKI, 2009). Detectou-se que a falta de disponibilidade de tempo e a demanda por conhecimento, por parte dos designers de interiores, sobre práticas ambientalmente sustentáveis se torna um limitante para a disseminação de sua aplicabilidade. Isso porque, identifica-se a visão de que o Design de Interiores Sustentável requer sistemas e materiais complexos e de alto custo, desestimulando sua prática (KANG; GUERING, 2009). Observou-se que práticas cotidianas de Design de Interiores com enfoque em sustentabilidade exercem um papel significativo na qualidade de vida dos indivíduos e no meio ambiente. Assim, o designer de interiores, não só assume o papel de desenvolver projetos, mas evidencia-se sua função como educador. Dessa maneira, observa-se a necessidade de os designers de interiores introduzirem novos valores e ideias relacionadas a espaços e produtos sustentáveis, não somente aos seus clientes, mas à sociedade como um todo.

Biografia do Autor

  • Talissa Bedran Linhares, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
    Possui graduação em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2013). Apresenta especial interesse em tópicos de pesquisa relacionados à inovação e sustentabilidade. Tem ampla experiência no desenvolvimento das etapas de criação, detalhamento e acompanhamento de projetos de design de interiores, sua área de atuação.

Downloads

Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

O DESIGN DE INTERIORES COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE. (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(1), 994-1014. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019994-1014

Artigos Semelhantes

1-10 de 1270

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.