O ÓLEO DE FRITURA RESIDUAL COMO MATÉRIA-PRIMA PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL, TENDO COMO PONTOS DE COLETAS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017402-431Palavras-chave:
Óleo de Fritura Residual. Biodiesel. Sustentabilidade. Estabelecimentos de ensino.Resumo
Este estudo tem como objetivo avaliar uma proposta de coleta de óleo de fritura residual como matéria-prima para a produção de biodiesel, tendo como pontos de coletas estabelecimentos de ensino. Foram realizadas entrevistas com os principais atores sociais que podem se envolver e também apoiar este processo no município de Cascavel, região Oeste do Paraná. A utilização de estabelecimentos de ensino públicos que possuem ensino fundamental II, como ponto de coleta é importante, pois envolve crianças e adolescentes que estão na fase ideal para o desenvolvimento da consciência ambiental e podem ser os disseminadores desta cultura no seu ambiente familiar, propiciando a extensão do projeto para toda a comunidade. Além dos ganhos ambientais, ganhos econômicos e sociais também podem ser obtidos com a venda do resíduo para transformação em biodiesel, por meio das Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs), que poderão aplicar os recursos para melhorias nas condições de ensino. O envolvimento da sociedade, que se constitui como fonte geradora deste resíduo, também pode se tornar a beneficiária indireta de um projeto como este.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.