PROGRAMA DE COLETA SELETIVA DE LIXO: UM ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE CANDÓI NO PARANÁ

Autores

  • Josiani Aparecida Karpinski Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Guarapuava, Paraná
  • Neirisleia Francisconi Del Mouro Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Guarapuava, Paraná
  • Fernando Franco Netto Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Guarapuava, Paraná
  • Felipe Polzin Druciaki Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Guarapuava, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017504-520

Palavras-chave:

Sustentabilidade, coleta seletiva, reciclagem, gestão ambiental.

Resumo

A construção de uma cidade sustentável implica no desenvolvimento de iniciativas públicas e privadas, que contemplem aspectos relacionados aos municípios e comunidades, objetivando a melhoria na qualidade de vida da população. Neste sentido, a coleta seletiva de lixo é considerada como uma ação emergencial e imprescindível na busca da sustentabilidade. O objetivo deste estudo é descrever as ações de coleta seletiva do município de Candói-PR, realizadas pela prefeitura, com parceria da Associação Universitária de Candói (AUC), bem como, apresentar as dificuldades e desafios deste programa. A pesquisa classifica-se como descritiva, de caráter qualitativo, utilizando-se o método de estudo de caso. Conclui-se que a dificuldade apresentada na implantação da coleta seletiva do lixo é a falta de conscientização por parte da população em separar o lixo, fazendo com que a separação do material reciclável seja insuficiente, por isso, é necessário que haja ação continuada dos processos de divulgação, esclarecimento, mobilização e conscientização da população para o êxito do Programa.

Biografia do Autor

Josiani Aparecida Karpinski, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Guarapuava, Paraná

Mestre em Administração nível Profissional pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2016). Possui especialização em Gestão Financeira de Negócios pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2009). Especialista em MBA - Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Internacional de Curitiba (2008). Graduada em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2007). Pesquisadora no grupo Gestão Escolar com enfoques interdisciplinares. Servidora pública do município de Candói-PR, investida no cargo de Contadora. Atuou como Tutora do curso de Especialização Gestão Pública Municipal UAB CAPES, na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2010-2015). Possui experiência na área administrativa, financeira, auditoria e consultoria de empresas, orçamento, contabilidade e finanças públicas, bem como a docência na área de ciências sociais aplicadas.

Neirisleia Francisconi Del Mouro, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Guarapuava, Paraná

Mestre pelo Mestrado Profissional em Administração - UNICENTRO, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (2010) e graduada em Administração (2008). Atuou como bolsista em projeto de Desenvolvimento Tecnológico Industrial - CNPq e tutora a distância no Curso de Especialização em Administração Pública Municipal (EaD) na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atua como docente no Ensino Superior, na Faculdade Guairacá, no Curso de Administração.

Fernando Franco Netto, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Guarapuava, Paraná

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1983), mestrado em História Econômica pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor Associado na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Experiência na área acadêmica e na pesquisa com temas voltados para Economia, História Econômica e Escravidão. Consultor na área de planejamento, finanças empresariais e inovação e do SEBRAE-PR, com diversos trabalhos técnicos desenvolvidos nessas áreas. Pós Doutor em Desenvolvimento Econômico - UFPR. Professor dos Programas de Pós-Graduação em História e Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Consultor do CAA na área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária.

Felipe Polzin Druciaki, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Guarapuava, Paraná

Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE), especialista em Gestão Econômica e Financeira pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), bacharel em Ciências Econômicas (2011) também pela UNICENTRO, técnico em Gestão de Negócios pelo Centro Estadual de Educação Profissional Francisco Carneiro Martins - Guarapuava, Paraná. Possui experiência em docência no ensino superior, além de experiência em em consultoria empresarial e gestão de micro empresas. Atualmente é d

Downloads

Publicado

2017-05-10

Edição

Seção

Artigos