GOVERNANÇA AMBIENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS QUE PUBLICARAM O RELATO INTEGRADO EM 2013
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017339-360Palavras-chave:
Governança Ambiental, Relato Integrado, SICOGEA – Geração IIResumo
O termo governança ambiental caracteriza a implementação de políticas ambientais e de desenvolvimento. Sendo assim, este artigo objetiva investigar a governança ambiental nas empresas brasileiras prestadoras de serviços que publicaram o Relato Integrado em 2013. Para tanto, os relatórios foram analisados de acordo com os critérios elaborados e posteriormente classificados, tendo como base o Sistema Contábil Gerencial Ambiental (SICOGEA) – Geração II. Foram identificados 7 empresas prestadoras de serviços que fazem parte do projeto piloto do Relato Integrado, entretanto a amostra compõem-se de 5 companhias que publicaram seu relatório em 2013 nos padrões propostos pelo International Integrated Reporting Council (IIRC). A empresa que apresentou o maior índice de governança ambiental de acordo com o que foi evidenciado no Relato Integrado foi o BNDES, com 43,33%, obtendo classificação de “Regular”; seguida pela CPFL Energia e Itaú Unibanco, com 38,33% e 30%, respectivamente, sendo consideradas como “Fraca”; já a CCR e AES Brasil, foram de 18,33% e 16,67%, respectivamente, classificando-se como “Péssima”. Com base nos achados desse estudo, conclui-se que a inserção da governança ambiental nas empresas varia de setor e porte da companhia, mostrando-se ainda pouco significativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.