UM OLHAR SOBRE AÇÕES PÚBLICAS DESTINADAS A PRESERVAÇÃO, RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS CORPOS D’ÁGUA DA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA E QUAL A SUA EFETIVIDADE.
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015450-488Palavras-chave:
Corpos d’água. Conservação, recuperação e preservação. Ações públicas.Resumo
O presente Estudo de Caso identifica os principais cursos d’água presentes no município de Santa Maria – RS, ao fazê-lo busca identificar as ações públicas para a conservação, recuperação e preservação dos mesmos, avaliando a sua efetividade. Utilizando a metodologia de pesquisa descritiva (explicativa) é possível identificar na literatura, dados oficiais e legais sobre recursos hídricos, em documentos tais como: Código Ambiental, Constituição Federal, Leis e outras normativas, assim como no Plano Diretor do município, normativas e reguladoras para as ações da Administração Pública. Realizando registros fotográficos, é possível traçar o comparativo entre o que deve ser feito, o que está sendo feito, qual a efetividade dessas ações e, caso essas ações não estejam sendo efetivas e eficientes, propor mudanças, no sentido de melhorar esta efetividade. Ao perceber a situação real dos corpos d’água presentes na área urbana do município de Santa Maria, além de evidenciar a incapacidade de aplicação da lei, pode-se perceber que, por mais que haja Informações Técnicas, Leis, planos de Ação, como o Plano de Gestão Ambiental Social (PAS), não foram identificadas ações efetivas na conservação, recuperação e preservação desses corpos d’água, no perímetro urbano da cidade de Santa Maria - RS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.