PERCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO JUNTO AOS DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA IES NO ESTADO DA PARAÍBA

Autores

  • José Ribamar Marques de Carvalho Universidade Federal de Campina Grande
  • Ireneide Gomes de Abreu Universidade Federal de Campina Grande.
  • Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho Doutoranda em Recursos Naturais UFCG.
  • Mônica Maria Pereira da Silva Professora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - UFCG e do Departamento de Biologia da UEPB.

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015234-253

Palavras-chave:

Percepção Discente. Educação Ambiental. IES Privada.

Resumo

As dificuldades que se colocam para a concepção da educação ambiental, só podem ser conhecidas na medida em que se traz para a reflexão a problematização de temas que devem ser considerados em sua complexidade e que ultrapassam o âmbito teórico e metodológico de uma única disciplina ou área específica. Dentro desse contexto, o objetivo que norteou esse estudo foi analisar qual é a percepção dos discentes do Curso de Pós-Graduação em Contabilidade, Controladoria e Finanças da Escola de Negócios da Paraíba em relação à Educação Ambiental. Para tanto, fez-se o uso da pesquisa qualitativa e do tipo exploratória, por meio de aplicação de entrevista semi-estruturada a partir de questões abertas e fechadas. As constatações reveladas demonstram a necessidade de que as instituições de ensino devem se sensibilizar e se organizar no sentido de pensar o seu projeto político pedagógico adequado ao momento histórico, discutindo o significado e a importância da educação ambiental. Ao mesmo tempo, em que o fazer pedagógico do educador ambiental pode contribuir na busca pela construção de uma sociedade sustentável, requerendo compromisso, reflexão e interação com a problemática ambiental.

Biografia do Autor

José Ribamar Marques de Carvalho, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UFCG (Conceito Qualis 5). Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN (2007). Professor Adjunto do Curso de Ciências Contábeis do CCJS da Universidade Federal de Campina Grande e do PROFIAP - Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração, Contabilidade e Sustentabilidade - UACC/UFCG. Editor Científico da Revista REUNIR. As linhas de pesquisa atuais são: Contabilidade para Usuários Internos. Desenvolvimento Sustentável e Recursos Hídricos. Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade Aplicados. Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão. Revisor científico de periódicos ranqueados pela CAPES.

Ireneide Gomes de Abreu, Universidade Federal de Campina Grande.

Doutora em Recursos Naturais UFCG. professora Adjunta da UFCG;

Downloads

Publicado

2015-10-09

Edição

Seção

Artigos