RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POR MEIO DA MISSÃO, VISÃO E VALORES: UM ESTUDO NAS 100 MAIORES EMPRESAS DE SANTA CATARINA.

Autores

  • Anastácia Rosa Portella Universidade Federal de Santa Catarina
  • Monique Cristiane de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denize Demarche Minatti Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Alonso Borba Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e12015217-241

Palavras-chave:

Responsabilidade Socioambiental, Desenvolvimento Sustentável, Meio ambiente, Santa Catarina.

Resumo

As mudanças ocorridas no cenário mundial e a constante reflexão da sociedade, sobre as atividades econômicas realizadas de maneira prejudicial ao meio ambiente, deram espaço para que a questão da responsabilidade socioambiental entrasse em cena no contexto organizacional. Outro fator preponderante na adaptação das empresas a novos conceitos e padrões foi a pressão exercida pelos órgãos reguladores e investidores. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a frequência com que as empresas apresentam nas dimensões de planejamento estratégico – missão, visão e valores – indícios de responsabilidade socioambiental. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa da área das ciências sociais aplicadas, e têm como amostra as 100 maiores empresas de Santa Catarina. Os resultados obtidos demonstram que 48 empresas apresentam indícios de responsabilidade socioambiental em sua missão, visão e valores. Os setores que mais se destacaram são: o Têxtil e Confecções com seis empresas, e o de Energia que conta com quatro empresas que demonstram algum aspecto relacionado à responsabilidade socioambiental. No setor de Comércio – Atacado e Varejo – apenas uma apresentou algum termo relacionado ao conteúdo estudado.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos