RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POR MEIO DA MISSÃO, VISÃO E VALORES: UM ESTUDO NAS 100 MAIORES EMPRESAS DE SANTA CATARINA.
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e12015217-241Palavras-chave:
Responsabilidade Socioambiental, Desenvolvimento Sustentável, Meio ambiente, Santa Catarina.Resumo
As mudanças ocorridas no cenário mundial e a constante reflexão da sociedade, sobre as atividades econômicas realizadas de maneira prejudicial ao meio ambiente, deram espaço para que a questão da responsabilidade socioambiental entrasse em cena no contexto organizacional. Outro fator preponderante na adaptação das empresas a novos conceitos e padrões foi a pressão exercida pelos órgãos reguladores e investidores. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a frequência com que as empresas apresentam nas dimensões de planejamento estratégico – missão, visão e valores – indícios de responsabilidade socioambiental. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa da área das ciências sociais aplicadas, e têm como amostra as 100 maiores empresas de Santa Catarina. Os resultados obtidos demonstram que 48 empresas apresentam indícios de responsabilidade socioambiental em sua missão, visão e valores. Os setores que mais se destacaram são: o Têxtil e Confecções com seis empresas, e o de Energia que conta com quatro empresas que demonstram algum aspecto relacionado à responsabilidade socioambiental. No setor de Comércio – Atacado e Varejo – apenas uma apresentou algum termo relacionado ao conteúdo estudado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.