A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA CONDOMINIAL DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA UNIVERSALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO COM REDES DE ESGOTOS: O EXEMPLO CLÁSSICO DO DISTRITO FEDERAL.

Autores

  • Solange Mara Scaramussa Unisul
  • Jairo Afonso Henkes

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v3e12014310-339

Palavras-chave:

Saneamento Básico. Sistema condominial de esgotos. Esgotamento sanitário. Universalização do saneamento.

Resumo

O esgotamento sanitário no Brasil foi negligenciado durante muito tempo e apenas nas últimas décadas o tema começou a ser tratado com maior responsabilidade pelos gestores públicos. Embora o Governo Federal tenha disponibilizado uma quantidade maior de recursos para o setor, trata-se ainda, de quantia insuficiente para se atender toda a demanda necessária para se levar o Brasil à condições satisfatórias com relação ao saneamento básico. O sistema condominial de esgotos pode ser utilizado como uma alternativa mais econômica para a universalização do saneamento básico em todo o Brasil, tendo como ponto de partida o modelo implantado no Distrito Federal,onde as taxas de atendimento com redes de esgotos às famílias superam os noventa por cento. O objetivo desse trabalho foi realizar uma pesquisa, principalmente na bibliografia,para verificar se a utilização do sistema de esgotamento sanitário condominial pode ser utilizada como política pública de universalização ou difusão do esgotamento sanitário no Brasil. Tomando-se como ponto de referência a sua aplicação no Distrito Federal, poderia melhorar os índices de atendimento com esgotamento sanitário em outras comunidades do país, ainda não contempladas com esse tipo de serviço.

Biografia do Autor

  • Solange Mara Scaramussa, Unisul

    Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental – Unisul Virtual.

     

  • Jairo Afonso Henkes
    Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Programa de Pós Graduaçãoem Gestão Ambiental da Unisul. Mestre em Agroecossistemas. Especialista em Administração Rural.E-mail:

Downloads

Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA CONDOMINIAL DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA UNIVERSALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO COM REDES DE ESGOTOS: O EXEMPLO CLÁSSICO DO DISTRITO FEDERAL. (2014). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 3(1), 310-339. https://doi.org/10.19177/rgsa.v3e12014310-339

Artigos Semelhantes

1-10 de 1256

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>