ECO-CONSUMO NO ATO DA COMPRA: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM FLORIANÓPOLIS-SC E SÃO PAULO-SP.
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v2e22013237-262Palavras-chave:
Eco consumo, Sustentabilidade Ambiental, Eco produto, Consumo ConscienteResumo
O desenvolvimento sustentável vem sendo discutido mundialmente há décadas, e muitas ações tem sido propostas a fim de controlar os impactos que a atividade humana vem causando no meio ambiente. Uma das ações que visam minimizar esses impactos é o desenvolvimento de produtos que agridam menos o meio ambiente, como os produtos biodegradáveis, reciclados ou recicláveis, que economizam energia, que não fazem uso de agrotóxicos, entre outros. O tema dessa pesquisa incide sobre os “eco produtos” que podem ser adquiridos em supermercados. O objetivo deste estudo é investigar como está a percepção do consumidor em relação a esses produtos, a relação entre a consciência ecológica e a prática do consumo consciente, quais os “eco produtos” mais conhecidos e quais os fatores que dificultam a compra desses produtos. Foram considerados fatores como disponibilidade, informação, qualidade e preço. A recolha dos dados foi feita em duas regiões distintas, através da aplicação de um questionário. A análise dos dados foi realizada de forma quantitativa e conta com a comparação do perfil do consumidor entre as duas capitais, sendo elas: Florianópolis e São Paulo. Os resultados demonstram que a maioria das consumidoras entrevistadas acredita ser importante a disponibilidade de “eco produtos” no mercado, mesmo assim a maioria não optou pela compra de um eco produto na data da entrevista. Esse fato demonstra que mesmo tendo consciência ambiental, as consumidoras entrevistadas encontram dificuldades em aplicar um comportamento lógico e fazer a escolha de um produto ecológico, em substituição a outro produto.Downloads
Publicado
2013-10-14
Edição
Seção
Estudos de Caso
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