AÇÕES SÓCIOAMBIENTAIS EM PEQUENAS FARMÁCIAS DE PARANAÍBA-MS

Autores

  • Jaqueline Aparecida Oliveira Quim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CPAR/UFMS
  • Wesley Ricardo Souza Freitas Professor Assistente na Universidade Federal de Mato Grosso Sul - Campus de Paranaíba (UFMS/CPAR).
  • Dalton de Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CPAR/UFMS

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v3e22014273-295

Palavras-chave:

Sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social, pequena empresa

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar se as pequenas farmácias de Paranaíba realizam práticas sustentáveis. Para tanto, foram tratados no referencial teórico a sustentabilidade como um novo enfoque organizacional e aspectos da sustentabilidade ambiental e social.  Por meio de uma abordagem quantitativa, através da pesquisa survey aplicada numa amostra representativa de mais 60%, isto é, 23 pequenas farmácias na cidade de Paranaíba/MS, observou-se que as pequenas farmácias estão realizando práticas socioambientais de forma eventual e não sistematizada, especialmente a reciclagem e a colaboração com eventos sociais, mas, necessitam de apoio e incentivo para que possam ser efetivamente sustentáveis. Destaca-se que as especificidades da pequena empresa, como falta de recursos e conhecimento técnico, podem inibir a adoção de uma gestão efetivamente sustentável nas pequenas farmácias de Paranaíba. Com um índice de retorno obtido na amostra, pode-se afirmar que os resultados desta pesquisa podem ser generalizados às farmácias da cidade de Paranaíba.

Biografia do Autor

  • Jaqueline Aparecida Oliveira Quim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CPAR/UFMS
    Graduada em Administração - CPAR/UFMS
  • Wesley Ricardo Souza Freitas, Professor Assistente na Universidade Federal de Mato Grosso Sul - Campus de Paranaíba (UFMS/CPAR).
    Doutorando em Administração (PMDA/UNINOVE), Mestre em Engenharia de Produção (FEB/UNESP) e Graduação em Administração (CPTL/UFMS).
  • Dalton de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CPAR/UFMS
    Professor Assistente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Coordenador do Curso de Administração/bacharelado do Câmpus de Paranaíba. Concluiu mestrado profissional em Administração na Faceca em 2006 e a graduação em Administração pela Faculdade Presbiteriana Gammon (Fagammon) em 2002. Foi professor da Fagammon, professor do MBA em Governança de TI da Universidade Federal de Lavras (Ufla), gerente de educação a distância (EAD) da Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (Faepe), conselheiro da Faepe e do Sistema Ufla de Comunicação

Downloads

Publicado

2014-11-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AÇÕES SÓCIOAMBIENTAIS EM PEQUENAS FARMÁCIAS DE PARANAÍBA-MS. (2014). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 3(2), 273-295. https://doi.org/10.19177/rgsa.v3e22014273-295

Artigos Semelhantes

1-10 de 1135

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.