Resíduos sólidos urbanos: depósitos irregulares no munícipio de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Carla Grasiele Zanin Hegel Grupo Uninter - Fatec Curitiba/PR
  • Paulo Fernando Oliveira Cornélio

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v2e120135-19

Palavras-chave:

Urbanização, impacto ambiental, destinação do lixo

Resumo

Dentre os problemas ambientais oriundos da urbanização destaca-se a deposição irregular de resíduos sólidos já que a destinação inadequada está intensamente relacionada à poluição do solo e das águas. Este trabalho teve por objetivo mapear e identificar os depósitos irregulares de resíduos sólidos urbanos do município de Passo Fundo, visando contribuir com a política de gerenciamento de resíduos do município. Foram realizadas 42 vistorias pelos bairros, vilas, loteamentos e estradas de ligação do município, entre junho de 2011 a setembro de 2011, sendo registrados o local e os itens encontrados nos depósitos irregulares para posterior criação de um mapa dos focos de resíduos sólidos. Foram registrados 360 pontos de resíduos de origem residencial (333 pontos - 92,5%), da construção civil (221 pontos – 61,4%), de limpeza pública (202 pontos – 56,1%) comercial (128 pontos – 35,5%) e industrial (12 pontos – 3,4%). Animais mortos foram encontrados em 18 pontos (5%) e em 61 pontos (16,9%) foi ateado fogo nos resíduos. Evidencia-se com este estudo a necessidade que o município possui de ter um plano de gerenciamento de resíduos e uma política pública envolvendo todos os segmentos da sociedade passo-fundense. Recomenda-se um programa eficaz imediato de educação ambiental, fiscalização rigorosa do poder público municipal, envolvimento dos meios de comunicações e estudos referentes ao controle e quantificação de resíduos sólidos urbanos das diferentes esferas.

Biografia do Autor

  • Carla Grasiele Zanin Hegel, Grupo Uninter - Fatec Curitiba/PR
    Bióloga licenciada pela Universidade de Passo Fundo, Acadêmica do MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Fatec/Grupo Uninter, Curitiba, PR.
  • Paulo Fernando Oliveira Cornélio
    Co-Orientador, Geógrafo bacharel e licenciado pela Universidade de Passo Fundo e Funcionário Público Estadual, Diretor do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas, Passo Fundo, RS.

Downloads

Publicado

2013-06-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Resíduos sólidos urbanos: depósitos irregulares no munícipio de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. (2013). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 2(1), 5-19. https://doi.org/10.19177/rgsa.v2e120135-19

Artigos Semelhantes

1-10 de 989

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.