SUSTENTABILIDADE NA 4ª RI: LIDERANÇA COM IMPACTO E EMPRESAS CONSCIENTES

Autores

  • Gisele Victor Batista Harpia Meio Ambiente

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e0202167-84

Palavras-chave:

Inovação, Sustentabilidade, Liderança com Impacto, Quarta Revolução Industrial, Capitalismo Consciente.

Resumo

A Quarta Revolução Industrial criará tecnologias emergentes e inovações que serão difundidas mais rapidamente pelo mundo e trará grandes desafios a empresas e lideranças, moldando por novo padrão de fazer, gerir e perpetuar as empresas. Isto exigirá uma liderança que compreenda as rupturas que afetarão a demanda e a oferta de mercado, obrigando o líder a encontrar novas maneiras de fazer as coisas, num processo de inovação contínuo. Neste contexto, este artigo apresentou as bases teóricas que enfatizassem a importância da Liderança com Impacto no contexto da 4RI, no intuito de promover inovação e sustentabilidade aos projetos e negócios. Realizou-se pesquisa descritiva e qualitativa, cujo método escolhido foi o estudo de relatórios técnicos produzidos por órgãos referências no setor. Como resultado, espera-se que, no contexto da 4RI, o novo líder tenha papel fundamental na estratégia das organizações, com habilidades de resolução de problemas complexos e implantação de práticas inovadoras e sustentáveis.

Biografia do Autor

  • Gisele Victor Batista, Harpia Meio Ambiente

    Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono. É signatária do Movimento ODS-SC e Embaixadora do Capitalismo Consciente no Brasil. É graduada em Geografia (UDESC-2001 / UFSC-2002), Mestre em Análise de Qualidade Ambiental (UFSC-2004) e Doutora em Engenharia Civil (UFSC-2014). Possui MBA em Gestão de Projetos (FGV-2015) e MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas (IPOG-2019). Possui publicações científicas, nacionais e internacionais, nas áreas de Avaliação de Impacto Ambiental, Gestão Territorial/Ambiental e Geotecnologias aplicadas ao Estudo Ambiental, ESG e Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação e Liderança com Impacto.

    Possui a experiência no desenvolvimento e gerenciamento de projetos ambientais e estruturação de projeto e negócios. Participou de diversos projetos, a nível nacional, tanto na elaboração de relatórios e organizações de campanha de campo, como no gerenciamento de projetos e contratos, licenciamento ambiental de aeroportos, rodovias, ferrovias, regularização fundiária, mineração, energia, etc. Atualmente, é Diretora da Harpia Green Business, empresa especializada em projetos de Sustentabilidade, Licenciamento Ambiental e Gerenciamento de Projetos Sustentáveis. É Mentora na Comunidade Mulheres no Comando nas áreas de Propósito Pessoal e Profissional, Saúde Mental (no trabalho) e Plenitude em Si Mesmo, Novo Tipo de Empreendedorismo e Liderança (feminina) com Impacto. É mentora na Associação Maria Rosa/Caçador-SC, desenvolvendo trabalho voluntário com mulheres que sofreram violência doméstica. Atuou como Executiva de Projetos de Meio Ambiente, Urbanismo e Arquitetura na empresa TOPOCART e foi Diretora Executiva do GIS Soluções Ambientais. Foi professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental (Universidade Barriga Verde/2011).

Downloads

Publicado

2021-08-03

Como Citar

SUSTENTABILIDADE NA 4ª RI: LIDERANÇA COM IMPACTO E EMPRESAS CONSCIENTES. (2021). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 10, 67-84. https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e0202167-84

Artigos Semelhantes

1-10 de 742

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.