MOULAGE E ZERO WASTE FASHION DESIGN: EXPERIÊNCIAS ASSOCIATIVAS EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e0202128-40

Palavras-chave:

Moulage, Zero Waste Fashion Design, Modelagem de vestuário, Relato de experiência pedagógica

Resumo

O presente artigo visa relatar duas experiências pedagógicas no uso da técnica de moulage (modelagem tridimensional) em associação com o método Zero Waste Fashion Design no desenvolvimento de peças de vestuário. Para tanto, empregaram-se como procedimentos metodológicos: (I) levantamento bibliográfico; (II) registro fotográfico; e (III) memorial descritivo. Os dados foram analisados por intermédio de uma postura epistemológica interpretativista. Isto permite compreender este artigo como uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e de campo. O corpo de conhecimento do artigo envolveu uma revisão bibliográfica narrativa e assistemática que introduziu os conceitos de zero waste e de moulage e, em seguida, apresentaram-se os relatos. Diante das práticas descritas, pôde-se observar que a moulage pode servir de estratégia projetual para obtenção de resultados viáveis na transição dos processos produtivos tradicionais para sistemas ecoeficientes. Ademais, as práticas ilustram como é possível criar peças de vestuário sem produzir resíduos sólidos têxteis.

Biografia do Autor

  • Valdecir Babinski Júnior, Instituto Federal de Santa Catarina
    É mestre em Design de Vestuário e Moda (2021) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduado em marketing (2018) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). É graduado em Moda, com habilitação em Design de Moda (2014), pela Udesc. Atualmente, é professor substituto no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Jaraguá do Sul, unidade Centro.
  • Camila Dal Pont Mandelli, Universidade do Estado de Santa Catarina
    É mestranda em Design de Vestuário e Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduada em Modelagem do Vestuário (2014), pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). É graduada em Tecnologia em Moda e Estilo (2010) pela UNESC. Atualmente, é professora do Curso Tecnológico em Design de Moda, resultado de parceria entre a UNESC e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
  • Janaina Figueiredo Lorbieski, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
    É especialista em Empreendedorismo e Inovação para Startups (2020) pela Faculdade de Tecnologia Senai Florianópolis (SENAI/SC-CTAI). É graduada em Moda, com habilitação em Estilismo (2011), pela Universidade do Estado de Santa Catariana (Udesc). Atualmente, é professora de cursos livres de modelagem e é analista de produto da Plataforma Modelagem Orientada ao Usuário (MOU).
  • Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina
    É doutor em Design (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre em Educação e Cultura (2005) pela  Universidade  do  Estado  de  Santa  Catarina (Udesc)  e  especialista  em  Moda:  Criação  e  Produção  (2002)  pela  mesma  universidade.  É graduado  em  Ciências  Econômicas  (2000) pela  Universidade  Federal  de  Santa  Catarina (UFSC).  Atualmente, é  professor efetivo da Udesc, na qual ministra aulas no bacharelado em moda e no Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa/Udesc).
  • Icléia Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina
    É doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre em Engenharia da Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e especialista em Atuação Docente em Nível Superior (1980) pela mesma universidade. Também especialista em Moda (1992) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É licenciada em Geografia (1976) pela UFSC. Atualmente, é professora efetiva da Udesc, na qual ministra aulas no bacharelado em moda e no Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa/Udesc).

Downloads

Publicado

2021-08-03

Como Citar

MOULAGE E ZERO WASTE FASHION DESIGN: EXPERIÊNCIAS ASSOCIATIVAS EM SALA DE AULA. (2021). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 10, 28-40. https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e0202128-40

Artigos Semelhantes

1-10 de 1257

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.