Museus: espaços de mediação cultural e construção de identidades

Autores

  • Silvia Sell Duarte Pillotto UNIVILLE
  • Maria Bernadete Baran de Oliveira UNIVILLE
  • Rúbia Stein do Nascimento UNIVILLE

Palavras-chave:

Museu Patrimonio Educação

Resumo

Este artigo pretende provocar o leitor, no sentido de potencializar as reflexões sobre as possibilidades artísticas, estéticas e culturais de um espaço museológico. Perguntas como: quais são as funções de um museu? Qual sua inserção educativa na comunidade? Como se dão as relações entre público e espaços museológicos? Quais propostas referentes a mediação cultural tem sido desenvolvidas? E o potencial educativo cultural dos museus está envolvendo atividades de educação patrimonial? Qual o nosso papel enquanto educadoras, gestoras e cidadãs neste processo? São reflexões que permeiam este artigo no intuito de pensar no espaço museológico a partir de outras possibilidades, de outros saberes e conhecimentos.

Biografia do Autor

  • Silvia Sell Duarte Pillotto, UNIVILLE
    Profª. Drª. nos Programas de Mestrado em: “Patrimônio Cultural e Sociedade” e “Mestrado em Educação” – UNIVILLE; Profª. Drª. nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia – UNIVILLE; Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação – NUPAE (UNIVILLE).
  • Maria Bernadete Baran de Oliveira, UNIVILLE
    Mestre em “Patrimônio Cultural e Sociedade” – UNIVILLE; Profª. de Artes Visuais na Casa da Cultura Fausto Rocha  Júnior (Fundação Cultural de Joinville).
  • Rúbia Stein do Nascimento, UNIVILLE
    Acadêmica no Programa de Mestrado “Patrimônio Cultural e Sociedade” – UNIVILLE; Especialista em Museologia a Conservação de Bens Culturais.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Edição

Seção

Artigos de pesquisa