A produção de sentidos sobre a influência do cinema e da televisão em os Simpsons: O Filme

Autores

  • Fernanda de Freitas Pereira UNIVALI
  • José Isaías Venera UNIVILLE

Palavras-chave:

Os Simpsons, o filme, Semiologia, Televisão, Cinema

Resumo

Os Simpsons: o filme (2007) carrega o mesmo tom irônico da série televisiva de 24 temporadas. O meio ambiente e o comportamento social são os temas principais no filme, que constrói mensagens a partir de referenciais culturais comuns à sociedade estadunidense, difundidos, sobretudo, pelo cinema de Hollywood. O objetivo deste estudo foi o de investigar como a ironia, presente nas mensagens do filme, passa a funcionar a partir de sentidos já constituídos. A análise foi elaborada a partir da semiologia de Roland Barthes, na qual a mensagem funciona em dois sentidos – o denotativo e o conotativo. Com recorte voltado para a presença de sentidos sobre o próprio cinema e a televisão presentes na narrativa fílmica, buscou-se, com este estudo, evidenciar que a ironia só faz sentido no momento em que o espectador está inserido num campo de interpretação mais amplo e que tem valor ideológico.

Biografia do Autor

  • Fernanda de Freitas Pereira, UNIVALI
    Jornalista, formada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). E-mail: [email protected]
  • José Isaías Venera, UNIVILLE
    Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), professor dos cursos de comunicação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

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Publicado

2015-12-16

Edição

Seção

Artigos de pesquisa