As interações do público no telejornal com o uso das redes sociais

Autores

  • Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira Universidade Federal do Ceará - UFC - Professor Efetivo.

Palavras-chave:

Telejornal, Participação, Redes Sociais, Interação, Colaboração.

Resumo

Esta pesquisa procura dar continuidade aos estudos de doutoramento na perspectiva da participação do telespectador colaborativo no telejornal. Neste estudo, a análise se centraliza no uso das Redes Sociais, na Internet, cujo conteúdo, em imagens e vídeos pode ser utilizado ou não na estrutura do texto jornalístico em TV. A relevância deste trabalho consiste em analisar as mudanças ocorridas na interação dos telejornais com o seu  público, considerando as seguintes hipóteses: 1) a troca de papeis comunicativos, assumidos por destinadores e destinatários, se evidencia na construção do enunciado e determinam uma alteração nas rotinas produtivas dos telejornais com a criação de novos ambientes midiáticos tecnodigitais; 2) a participação do público é responsável por simular uma visibilidade, representada pela exibição do conteúdo colaborativo e manipulada pelos telejornais.

Biografia do Autor

  • Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira, Universidade Federal do Ceará - UFC - Professor Efetivo.
    Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Jornalista e professor adjunto do Curso de Jornalismo e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Ceará - UFC. Líder do Centro de Estudos e Pesquisa em Jornalismo - CEPEJOR, credenciado pelo CNPq.

Downloads

Publicado

2013-07-18

Edição

Seção

Artigos