OS VALORES PESSOAIS EXERCEM ALGUMA INFLUÊNCIA NA SATISFAÇÃO NO TRABALHO?

Autores

Palavras-chave:

Estudo de correlação, Estudo de predição, Comportamento organizacional

Resumo

O objetivo deste estudo foi testar a influência de valores pessoais de trabalhadores de uma universidade em sua satisfação no trabalho. A amostra foi composta por 220 participantes entre técnicos-administrativos, docentes e colaboradores terceirizados. Executaram-se testes de correlação e regressões lineares múltiplas a fim de explorar o quanto a variabilidade da satisfação no trabalho poderia ser explicada pelos valores pessoais. Os resultados apontaram que o valor pessoal da Autopromoção foi capaz de predizer parte da variabilidade da satisfação no trabalho, o que reforça os apontamentos da literatura de que valores pessoais são capazes de influenciar atitudes e comportamentos organizacionais. Os achados apresentam implicações práticas, em especial para a área de gestão de pessoas. A mensuração, em processos de recrutamento e seleção, do valor pessoal da Autopromoção pode ser interessante no sentido de prever quais candidatos apresentariam maior probabilidade de se satisfazerem no trabalho caso sejam contratados.

Biografia do Autor

  • Dayana Ferreira Novais Braz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Bacharel em Administração. Pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob orientação do Prof. Dr. André Luiz Athayde
  • André Luiz Mendes Athayde, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) com Estágio Doutoral na University of Tampa (UT), em Tampa-FL, Estados Unidos (Bolsista Capes - PDSE), tendo recebido o prêmio de Titulado Doutor Destaque pelo PPGA/UnB; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Graduado em Administração pelo Instituto Educacional Santo Agostinho (FASA); Graduado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Formação complementar em Inglês Avançado na Middle Tennessee State University (MTSU) em Nashville-TN, Estados Unidos. Formação complementar em Supply Chain Management na NN/AS em Copenhagen, Dinamarca. Já apresentou trabalhos científicos na Universidade de Oxford, Inglaterra (St Annes College - University of Oxford) e na Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Costa Rica, San Jose, Costa Rica. Possui trabalho científico publicado pela Academy of Management (AoM) e já recebeu prêmio de melhor artigo da área de Estudos Organizacionais em evento nacional promovido pela Universidade de São Paulo (SemeAd - USP). Atuou como Coordenador de Transportes e Exportação em indústria farmacêutica multinacional; Atuou como Coordenador de Planejamento e Infraestrutura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como Coordenador do Tema Educação Superior e Internacionalização da Divisão EnEPQ/ANPAD em evento científico. Atuou como membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD/UFMG). Atualmente, é Professor Adjunto do Magistério Superior lotado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Campus Montes Claros; Subcoordenador do Curso de Administração; Membro do Comitê de Coordenação do Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA), vinculado à Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFMG); Membro da Associação Internacional de Psicologia Transcultural (IACCP); Coordenador do Grupo de Estudos em Administração (GEA/ICA/UFMG); Coordenador do Projeto de Extensão "Internacionalização em Casa - IeC"; e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração da referida Universidade. Temas de Interesse: Estudos organizacionais; Comportamento organizacional; Felicidade no trabalho; Tomada de decisão; Estilos de liderança; Comportamento proativo; Valores pessoais; Traços de personalidade; Fontes de orientação no trabalho; Culturas organizacionais; Culturas nacionais; Pesquisas transculturais; Internacionalização; Língua Inglesa.

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Publicado

2023-05-23

Edição

Seção

Artigos