INTERNACIONALIZAÇÃO DE RENNER: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA NO MERCADO INTERNACIONAL

Autores

  • Giovanna Marques dos Santos Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)

Palavras-chave:

Administração, Relações Internacionais, Administração de negócios, Competitividade, Estratégia.

Resumo

Em vista de que a internacionalização se encontra como um processo que diz respeito ao desenvolvimento das empresas dentro do mercado externo, o artigo busca propor uma análise sobre a marca Renner em seu processo de internacionalização. Para isto, são expostos conceitos e teorias sobre internacionalização de empresa: Teoria de OLI e o Modelo de Uppsala; a fim de, compreender do que se trata este processo e motivações que levam empresas a internacionalizar a partir da visão de diferentes autores utilizando da pesquisa qualitativa exploratória e bibliográfica. A seguir, é apresentado os critérios estratégicos de competitividade ligada as operações de uma empresa com o qual pode ser identificado essas características no modelo de venda da Renner. Diante disto, a pesquisa busca expor as motivações da Renner para o processo de internacionalização, apresentando por meio do estudo de caso sua trajetória, junto a isto expondo uma análise sobre a internacionalização de 2017 até 2021 com base no referencial teórico abordado, por fim apresentando os resultados desta internacionalização. Para isto, elucida-se que o desenvolvimento da marca no mercado externo utiliza das teorias para compreender brevemente como funciona o processo de expansão e a partir dos critérios estratégicos explicar como funciona os métodos competitivos da marca para se consolidar no mercado.

Palavras-Chave: Internacionalização, Estratégia, Resultados, Empresa.

Biografia do Autor

  • Giovanna Marques dos Santos, Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)
    Relações Internacionais

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Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Artigos