Efeitos da Guerra Comercial entre China e Estados Unidos nos Principais Mercados Latino Americanos
Autores
Wemerson Gomes Borges
Universidade Federal de Uberlândia
Luciano Ferreira de Carvalho
Universidade Federal de Uberlândia
Nilton Cesar Lima
Universidade Federal de Uberlândia
Rafael Borges Ribeiro
Universidade Federal de Uberlândia
Donizete Reina
Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave:
Guerra Comercial. Mercado de Capitais. Retorno das Ações.
Resumo
O objetivo do estudo foi investigar o efeito da divulgação de notícias sobre a guerra comercial entre China e Estados Unidos nos principais mercados Latino Americanos. Assim, por meio de um estudo de eventos e adotando método paramétrico (teste t) e método não paramétrico (teste de Wilcoxon) foi testada a hipótese de que as notícias apresentadas pelo site cnn.com propiciam retornos das ações anormais maiores junto ao mercado de capitais Latino Americano entre o primeiro semestre de 2016 e o final do primeiro semestre de 2019. Os resultados apontaram que: (i) o mercado brasileiro reage mais à s notícias ruins do que a notícias boas, ao contrário de México e Argentina; e, (ii) o mercado chileno indicou que, o mesmo reage tanto positivamente quanto negativamente respectivamente, em relação à s notícias boas e ruins, relacionadas à guerra comercial entre Estados Unidos e China.