Efeitos da Guerra Comercial entre China e Estados Unidos nos Principais Mercados Latino Americanos

Autores

  • Wemerson Gomes Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Luciano Ferreira de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Rafael Borges Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia
  • Donizete Reina Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Guerra Comercial. Mercado de Capitais. Retorno das Ações.

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar o efeito da divulgação de notícias sobre a guerra comercial entre China e Estados Unidos nos principais mercados Latino Americanos. Assim, por meio de um estudo de eventos e adotando método paramétrico (teste t) e método não paramétrico (teste de Wilcoxon) foi testada a hipótese de que as notícias apresentadas pelo site cnn.com propiciam retornos das ações anormais maiores junto ao mercado de capitais Latino Americano entre o primeiro semestre de 2016 e o final do primeiro semestre de 2019. Os resultados apontaram que: (i) o mercado brasileiro reage mais às notícias ruins do que a notícias boas, ao contrário de México e Argentina; e, (ii) o mercado chileno indicou que, o mesmo reage tanto positivamente quanto negativamente respectivamente, em relação às notícias boas e ruins, relacionadas à guerra comercial entre Estados Unidos e China.

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Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Artigos