ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL EM TEMPOS DE COVID-19: UMA OPORTUNIDADE PARA A CONTABILIDADE CONSULTIVA E O PARCEIRO DE NEGÓCIOS?

Autores

Palavras-chave:

Contabilidade Consultiva. Covid-19. Parceiro de negócios.

Resumo

A crise da covid-19 no século XXI desencadeou diversos impactos na economia e exigiu que as empresas e profissionais buscassem novas estratégias para se reinventar em um período emergencial. Nesse contexto, o profissional contábil precisou se adaptar as mudanças, com o objetivo de minimizar os efeitos negativos e cumprir seu papel de contribuir para as organizações. A contabilidade consultiva e o parceiro de negócios são atividades consideradas como desenvolvimento de uma nova abordagem na prestação de serviço, mais estratégicas e de apoio nas decisões dessas organizações. Sob este enfoque, o objetivo da pesquisa foi identificar como os profissionais contábeis podem atuar como parceiros de negócios por meio da contabilidade consultiva em tempos de COVID-19. A natureza da pesquisa foi classificada como aplicada, qualitativa e descritiva, com os dados que foram coletados por meio de questionário, com um total de 74 respondentes. Os resultados da pesquisa demonstraram que durante a pandemia houve um aumento das solicitações dos relatórios em relação ao período anteriores. Como perspectiva os profissionais entenderam que essa demanda irá crescer com o encerramento da pandemia, justificado pela aceleração do crescimento da economia. Assim como, durante a pandemia a contabilidade se adaptou conforme as mudanças, a expectativa dos profissionais evidencia a continuidade da atuação em home office. Notou-se a preocupação do profissional estar próximo ao cliente, independente do formato, assim como, a qualidade na prestação do serviço resultou no aperfeiçoamento da execução das atividades, e na fidelidade dos clientes. As práticas profissionais evidenciaram que há um índice alto de atuação nas atividades operacionais. A contabilidade consultiva foi vista como uma forma de permitir soluções mais eficazes, com uma relação mais próxima entre o profissional e o cliente. A atuação do parceiro de negócios, permitiu deixar as práticas da contabilidade tradicional, e transformar um contador que atue em variadas funções, com uma visão global, estratégica e decisória. Por fim, o objetivo do trabalho foi contribuir para os profissionais da contabilidade, evidenciando as atividades de consultor e parceiros de negócios, tendo em vista que são atividade pouco exploradas pelas empresas, mas de suma importância, tanto para o crescimento profissional, quanto para a organização.

Biografia do Autor

  • Almir da Silva Fernandes, Universidade Franciscana (UFN)
    Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Franciscana (UFN)
  • Bruna Faccin Camargo, Universidade Franciscana (UFN)
    Doutorado em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza (UNIZAR),Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Bacharel em Contabilidade pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Docente da Universidade Franciscana (UFN).
  • Jocias Maier Zanatta, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
    Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria, e Bacharel em Administração pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM).
  • Ismael Alan Halberstadt, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2023-05-19

Edição

Seção

Artigos