A ABORDAGEM EFFECTUATION NA PERFORMANCE EMPREENDEDORA: UM ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO

Autores

  • Edson Urubatan
  • Felipe Zambaldi FGV EAESP

Palavras-chave:

Autoetnografia. Empreendedorismo. Causation. Effectuation.

Resumo

Na contemporaneidade, pesquisadores da área de administração têm analisado o comportamento de empreendedores a partir de duas abordagens: Causation e Effectuation. A abordagem Causation, paradigma clássico de estudos, caracteriza-se pela predição de cenários futuros e delimitação prévia de objetivos para a atuação em um mercado. A abordagem Effectuation é centrada na crença do empreendedor na possibilidade de construção de cenários futuros a partir dos meios que dispõe, caracterizada por uma orientação não preditiva e maior adaptabilidade às contingências. O objetivo da pesquisa foi investigar a constituição e desenvolvimento de uma empresa atuante na área de ensino e educação a partir de perspectivas teóricas sobre o modelo Effectual. O método foi a autoetnografia, visto o principal pesquisador também ser fundador e gestor da empresa. Contribuíram à investigação entrevistas com atores que participaram da constituição e desenvolvimento do empreendimento e análise de documentos do acervo pessoal do empreendedor. Foram observados pontos convergentes e divergentes entre a descrição teórica do modelo Effectual e a trajetória do empreendimento. As divergências centraram-se, sobretudo, no denominado princípio das Perdas Toleráveis, visto que foi constatado que o comprometimento financeiro do empreendedor foi além de sua expectativa prévia do que seria tolerável.

Biografia do Autor

  • Edson Urubatan
    Edson Urubatan é CEO e fundador da Aude Educação. Pesquisador e Palestrante. Graduado em matemática. Mestre em Gestão / IBMEC. Doutor em Competitividade em Gestão / Fundação Getulio Vargas. Criador do MODA (Método de Organização das Didáticas e Avaliações ), Autor do livros educação está na MODA, e  Conquistar está na MODA. Também autor de mais de 60 livros didáticos. Seus métodos atendem hoje mais de 100 mil alunos e 20 mil professores no Brasil.
  • Felipe Zambaldi, FGV EAESP

    Felipe Zambaldi é Professor do Departamento de Marketing da FGV EAESP. Doutor em Administração de Empresas, Felipe atuou como consultor de negócios em projetos na área de marketing para diversas empresas e é co-autor de três livros e mais de 30 artigos acadêmicos em periódicos científicos.

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Publicado

2023-05-23

Edição

Seção

Artigos