ANTECEDENTES E EFEITOS DA SATISFAÇÃO E CONFIANÇA NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE

Autores

  • Claudia Rosa Acevedo EACH-USP
  • Fernanda Celeste Alves Pussi Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.
  • Júlia Zanette Andrade EACH-USP
  • Mariana Lafont Azevedo EACH-USP
  • Rafael Russo de Francisco EACH-USP
  • Bruno Alves Catão EACH-USP

Resumo

Objetivo: O presente estudo visa analisar os antecedentes e efeitos da Satisfação e Confiança sobre a Intenção de Recompra. Método: Pesquisa quantitativa com 481 respondentes. Resultados: Ficou provado que Informação do Produto e Aparência do site influenciam positivamente na Satisfação com o Produto, que por sua vez, tem influência positiva sobre Confiança em Terceiros, Confiança no Site e Intenção de Recompra. Esta última é influenciada pela Satisfação e pela Confiança no site. Conclusão: As aplicações gerenciais do presente estudo referem-se à possibilidade de compreensão dos fatores que influenciam positivamente a Intenção de Recompra, que está fortemente relacionada com a lealdade e é muito positiva para os varejistas. Limitações: A pesquisa transversal é uma fotografia de um momento no tempo, não levando em conta possíveis alterações contextuais. As hipóteses foram estabelecidas sem variáveis controle, o que pode gerar imprecisão dos resultados. A amostra utilizada, apesar de numerosa, não foi probabilística.

Biografia do Autor

  • Claudia Rosa Acevedo, EACH-USP

    Graduada em Economia pela USP e doutorada em Administração de Empresas pela FGV - SP. Atualmente é professora no curso de Marketing da EACH-USP e do Programa de Pós-graduação em Administração na PPGA/FMU.

  • Fernanda Celeste Alves Pussi, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.
    Bacharela em Marketing pela EACH-USP.
  • Júlia Zanette Andrade, EACH-USP
    Bacharela em Marketing pela EACH-USP.
  • Mariana Lafont Azevedo, EACH-USP
    Bacharela em Marketing pela EACH-USP.
  • Rafael Russo de Francisco, EACH-USP
    Bacharel em Marketing pela EACH-USP.
  • Bruno Alves Catão, EACH-USP
    Bacharel em Marketing pela EACH-USP.

Downloads

Publicado

2023-05-18

Edição

Seção

Artigos