A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DO SEGMENTO BANCÁRIO SOBRE O HOME OFFICE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Autores
Thalia da Silva Pereira
Universidade Estadual do Ceará
Luma Louise Sousa Lopes
Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave:
Teletrabalho, Banco, Covid-19.
Resumo
A pandemia de Covid-19 impôs a necessidade de quarentenas como medida para o combate à disseminação do vírus. Nesse contexto, o home office, ou teletrabalho, foi a modalidade adotada por empresas como estratégia de funcionamento. O objetivo desta pesquisa é identificar a percepção dos colaboradores do segmento bancário a respeito do teletrabalho no contexto da pandemia de Covid-19. Foram entrevistadas 7 pessoas que trabalham em diversas instituições bancárias na cidade de Fortaleza (CE) e os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A pesquisa mostrou que os respondentes perceberam o teletrabalho como flexível, cômodo, com baixo nível de estresse em relação ao deslocamento para a empresa, mas também limitado quanto ao acesso à s ferramentas e sistemas, permeado por distrações próprias da rotina doméstica e familiar que acarretaram impactos no desempenho profissional.
Biografia do Autor
Thalia da Silva Pereira, Universidade Estadual do Ceará
Bacharel em Administração
Luma Louise Sousa Lopes, Universidade Federal do Ceará
Docente no Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Atuária, Administração e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)