A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DO SEGMENTO BANCÁRIO SOBRE O HOME OFFICE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Thalia da Silva Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • Luma Louise Sousa Lopes Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Teletrabalho, Banco, Covid-19.

Resumo

A pandemia de Covid-19 impôs a necessidade de quarentenas como medida para o combate à disseminação do vírus. Nesse contexto, o home office, ou teletrabalho, foi a modalidade adotada por empresas como estratégia de funcionamento. O objetivo desta pesquisa é identificar a percepção dos colaboradores do segmento bancário a respeito do teletrabalho no contexto da pandemia de Covid-19. Foram entrevistadas 7 pessoas que trabalham em diversas instituições bancárias na cidade de Fortaleza (CE) e os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A pesquisa mostrou que os respondentes perceberam o teletrabalho como flexível, cômodo, com baixo nível de estresse em relação ao deslocamento para a empresa, mas também limitado quanto ao acesso às ferramentas e sistemas, permeado por distrações próprias da rotina doméstica e familiar que acarretaram impactos no desempenho profissional.

Biografia do Autor

  • Thalia da Silva Pereira, Universidade Estadual do Ceará
    Bacharel em Administração
  • Luma Louise Sousa Lopes, Universidade Federal do Ceará
    Docente no Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Atuária, Administração e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)

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Publicado

2023-05-18

Edição

Seção

Artigos