Aprendizagem Organizacional, Ecossistemas de Negócios e o Gerenciamento da Incerteza

Autores

  • Fabio Emanuel Farago Universidade de São Paulo
  • Gabriela Troyano Bortoloto Universidade de São Paulo
  • Felipe Mendes Borini Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Visão Baseada em Conhecimento, ecossistemas de negócios, crise econômica.

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa é entender como as organizações podem utilizar a aprendizagem organizacional a partir de seu ecossistema de negócios como um mecanismo para gerenciar a incerteza. A metodologia é qualitativa e exploratória, com dados coletados por meio de entrevistas em profundidade em seis startups. Os resultados incluem a formulação de quatro proposições e um modelo de nível de aprendizagem e relacionamento com o ecossistema em um continuum que varia desde o nível baixo a elevado na utilização da aprendizagem do ecossistema, e suas implicações para o gerenciamento da incerteza. O ineditismo recai sobre a formulação de uma visão expandida de aprendizagem organizacional em ecossistemas de negócios, que explica o processo pelo qual as empresas aprendem por meio de outros atores de seu ecossistema para se adaptar as mudanças.

Biografia do Autor

  • Fabio Emanuel Farago, Universidade de São Paulo
    Faz doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e MBA em Data Science e Analytics pela Esalq/USP. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2019). Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017). É Coordenador de Professores Assistentes em MBAs Executivos na Saint Paul Business School. Professor orientador do MBA em Finanças e Controladoria da ESALQ/USP. Professor tutor na LIT Onlearning. Editor Científico da Innovation & Management Review (Revista de Administração e Inovação - RAI). Atua nas áreas de finanças, mercado financeiro e estratégia corporativa.
  • Gabriela Troyano Bortoloto, Universidade de São Paulo
    Doutoranda em Administração na Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), na área de concentração Métodos Quantitativos e Informática - conceito 7. Mestra em Administração pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) na área de Administração Geral (Bolsista CAPES). Graduada em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de Jales (FATEC). Orientadora de alunos de MBA do curso de Digital Business da Universidade de São Paulo. Já atuou como Coordenadora de turma na Fundação Instituto de Administração (FIA) e monitora de diversos webinars realizados pela mesma instituição. Pesquisa temáticas relacionadas a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) voltadas para a educação, em especial sobre o e-learning e blended learning. Integrante do grupo de pesquisa NETS/FEA/USP (Núcleo de Estudos em Tecnologias, Modelagem e Sistemas em Administração). 
  • Felipe Mendes Borini, Universidade de São Paulo
    Professor Associado da Universidade de São Paulo, na FEA/USP, no Departamento de Administração. Vice Coordenador do PPGA/FEA-USP. Pesquisador Senior do GLORAD - Center for Global R&D and Innovation. Pesquisador do Bridge (Building Radical Innovation and Disruption for Global Ecosystems) Pesquisador do PGT/USP. Co-Editor in Chief da Innovation and Management Review (INMR). Editor Associado do The Bottom Line Journal. Coordenador do Consorcio Doutoral do Semead. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Seu interesse de pesquisa é na área de Estratégia e Inovação atuando principalmente nos temas de estratégia e inovação global, estratégia e inovação em ecossistemas, e capacidades organizacionais.

Downloads

Publicado

2023-05-18

Edição

Seção

Artigos