O VALOR DO BIG DATA PARA COMPETITIVIDADE COM VBR E CAPACIDADES DINÂMICAS: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA

Autores

Palavras-chave:

RESUMO Esse artigo discute teoricamente o valor do Big Data para aquisição de vantagens competitivas em contrapartida com a Visão Baseada em Recursos e a Teoria das Capacidades Dinâmicas. A conclusão da dialética apresentada nesta discussão propõe que ape

Resumo

RESUMO

Esse artigo discute teoricamente o valor do Big Data para aquisição de vantagens competitivas em contrapartida com a Visão Baseada em Recursos e a Teoria das Capacidades Dinâmicas. A conclusão da dialética apresentada nesta discussão propõe que apenas os recursos e as capacidades de Big Data não são suficientes para obtenção de vantagens competitivas ou ganhos de desempenhos. Sendo assim, outras capacidades e recursos são necessários para ativação do valor do Big Data.

Palavra-Chave: Big Data; Competitividade; Visão Baseada em Recursos; Teoria das Capacidades Dinâmicas

ABSTRACT

This article theoretically discusses the value of Big Data for the acquisition of competitive advantages in contrast with the Resource-Based View and the Theory of Dynamic Capabilities. The conclusion of the dialectic presented in this discussion proposes that Big Data resources and capabilities alone are not enough to obtain competitive advantages or performance gains. As such, other capabilities and resources are needed to unlock the value of Big Data.

 Keyword: Big Data; Competitiveness; Resource-Based View; Theory of Dynamic Capabilities

Biografia do Autor

  • Roberto FALCÃO, USP, Unialfa

    Doutor e Mestre em Administração de Empresas pelo PPGA da FEA/USP.  Pós-graduado em Direito e especialista em Direito Civil e Direito do Consumidor pela EPD. Professor em cursos de graduação (Administração, Relações Internacionais e Comunicação Social) da FECAP e do IBMEC, do MBA Marketing da FIA e da ESPM e do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário ALFA (GO). Professor convidado do curso Strategy and Marketing for Emerging Countries.

     

  • Álvaro Moreira Barros de SOUZA, Unialfa

    Mestrado Profissional em Administração pela Centro Universitário Alves Faria- Goiânia. MBA em Administração e Marketing pela Uninter - Curitiba. Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Araguaia - Goiânia.

Downloads

Publicado

2023-06-12

Edição

Seção

Artigos