VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: RELATOS DE UMA AUTORREFLEXÃO

Autores

  • André Luis SILVA Universidade de São Paulo (USP)
  • Gabrielle de LIMA Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Autorreflexão, Isolamento social, Vivência universitária.

Resumo

RESUMO: Este artigo teve o objetivo de investigar desafios da vivência universitária em tempos de isolamento social, a partir de uma autorreflexão. O estudo articulou um referencial teórico sobre autorreflexão, isolamento social e vivência universitária. A abordagem metodológica se constituiu de uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja coleta de dados foi realizada por meio da estratégia de relato autobiográfico. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam que a adoção do modelo de ensino emergencial remoto impactou a saúde psicológica e física dos estudantes, sobretudo em momentos de vivência paradoxal com contraposição de sentimentos concomitantes. Além disso, uma vivência universitária, mediada pela solidão e tecnologia, se impôs com força no período de isolamento social, visto que durante a experiência de ensino em modelo remoto, se experimenta um intensidade do sentimento de solidão, ainda que diante a convívio intenso com outras pessoas no ambiente virtual das aulas.

Palavras-chave: Autorreflexão; Isolamento social; Vivência universitária.

 

ABSTRACT: This article aimed to investigate the challenges of university life in times of social isolation, based on self-reflection. The study articulated a theoretical framework on self-reflection, social isolation and university experience. The methodological approach consisted of an exploratory qualitative research, whose data collection was carried out through the strategy of autobiographical reporting. The results obtained in this research indicate that the adoption of the remote emergency teaching model had an impact on the students' psychological and physical health, especially in moments of paradoxical experience with concomitant contrasting feelings. In addition, a university experience, mediated by loneliness and technology, was strongly imposed in the period of social isolation, since during the teaching experience in a remote model, an intense feeling of loneliness is experienced, even in the face of intense contact with other people in the virtual classroom environment.

Keywords: Self-reflection; Social isolation; University experience.

 

RESUMEN: Este artículo tuvo como objetivo investigar los desafíos de la vida universitaria en tiempos de aislamiento social, a partir de la autorreflexión. El estudio articuló un marco teórico sobre autorreflexión, aislamiento social y experiencia universitaria. El enfoque metodológico consistió en una investigación cualitativa exploratoria, cuya recolección de datos se realizó a través de la estrategia del relato autobiográfico. Los resultados obtenidos en esta investigación indican que la adopción del modelo de enseñanza de emergencia a distancia tuvo un impacto en la salud psicológica y física de los estudiantes, especialmente en momentos de experiencia paradójica con sentimientos contrastantes concomitantes. Además, una experiencia universitaria, mediada por la soledad y la tecnología, se impuso con fuerza en el período de aislamiento social, ya que durante la experiencia docente en un modelo a distancia se experimenta un intenso sentimiento de soledad, incluso ante el intenso contacto con otros. personas en el entorno del aula virtual.

Palabras clave: Autorreflexión; Aislamiento social; Experiencia universitaria.

 

Biografia do Autor

  • André Luis SILVA, Universidade de São Paulo (USP)
    Professor Doutor em Gestão de Pessoas nas Organizações na Universidade de São Paulo (USP)
  • Gabrielle de LIMA, Universidade de São Paulo (USP)

    Graduanda em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

2023-06-12

Edição

Seção

Artigos