ESTUDO COMPARATIVO NA IMPLEMENTAÇÃO DO SPED EM SEGMENTOS DISTINTOS
Palavras-chave:
Governo, Contribuinte, Sped – Sistema Público de Escrituração Digital.Resumo
RESUMO
Este trabalho objetiva identificar os principais benefícios e dificuldades encontrados pelos empresários e profissionais envolvidos na gestão, de uma empresa industrial, uma varejista e uma prestadora de serviços, após a implementação do Sistema Público de Escrituração Digital. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, documental e de campo, realizada por meio de multicascos; para coletar os dados utilizou-se de questionário, que foi direcionado à estes profissionais nestas três empresas. Desta forma, foi possível identificar as dificuldades em cada empresa e compará-las. Os resultados indicam que, durante o período da implantação do projeto houve dificuldades para se identificar benefícios, sobressaindo à s dificuldades, pelo fato de ter gerado um alto custo à s corporações. No entanto, à medida que o Sped foi aperfeiçoado, quanto à s informações declaradas pelas empresas, os benefícios foram surgindo, tais como: o investimento na qualificação dos profissionais envolvidos, e as informações passaram a ser utilizadas para a tomada de decisões e controle interno.
Palavras-chave: Governo; Contribuinte; Sped "“ Sistema Público de Escrituração Digital.
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ABSTRACT
This paper has the objective identify the main benefits and difficulties founded by the entrepreneurs and professionals involved in the management of a Industry Group Company, retailer and utility company, after the insertion of the digital bookkeeping public system. The research characterized as descriptive, documental and fieldwork, realized by multihulls; to collect the facts a questionnaire was used, that was targeted to those professionals in these companies. This way, was possible identify the difficulties in each company and compare them. The results shows that, during the period of the implementation of the project there was difficulties to identify the benefits, standing out the difficulties, by the fact that it created a high charge to the companies. However, by the way the Sped was improved, as the informations declared by the companies, the benefits started rising, as: the investment in professional skills, and the informations started been used for taking decisions and intern controle.Â
Keywords: Government; Taxpayer; Sped - Public Digital Bookkeeping System.