DIVULGAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS À LUZ DO CPC 48 POR EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO

Autores

Palavras-chave:

Divulgação Corporativa, CPC 48, Instrumentos Financeiros, Hedge Accounting.

Resumo

RESUMO: Esta pesquisa objetiva avaliar a divulgação dos instrumentos financeiros conforme o CPC 48 das empresas brasileiras de capital aberto. Selecionaram-se 380 empresas que foram analisadas ao longo de 2018 a 2020. O método consiste na comparação sobre o cumprimento das exigências de divulgação mediante checklist advindo dos elementos demandados pelo CPC 48, e utilizada a análise de conteúdo das notas explicativas. Os resultados demonstraram que as empresas atenderam um nível de 56,25% das exigências; setores que já possuíam uma adaptação quanto à antiga norma, passaram a ter dificuldades com decréscimo em seus índices de evidenciação; os índices de organizações que dispõem de técnicas de hedge accounting mantiveram os níveis; e, as empresas dão preferências a elementos específicos de divulgação voluntária.

Palavras-chave: Divulgação Corporativa; CPC 48; Instrumentos Financeiros; Hedge Accounting.

 

ABSTRACT: This research aims to evaluate the disclosure of financial instruments according to CPC 48 of publicly traded Brazilian companies. A total of 380 companies were selected and analyzed from 2018 to 2020. The method consists of comparing compliance with disclosure requirements through a checklist arising from the elements required by CPC 48 and using the content analysis of the explanatory notes. The results showed that the companies met a level of 56.25% of the requirements; sectors that already had an adaptation regarding the old norm, started to have difficulties with a decrease in their disclosure rates; the indices of organizations that have hedge accounting techniques maintained their levels; and, companies prefer specific elements of voluntary disclosure.

Keywords: Corporate Disclosure; CPC 48; Financial Instruments; Hedge Accounting.

 

RESUMEN: Esta investigación tiene como objetivo evaluar la divulgación de instrumentos financieros según CPC 48 de las empresas públicas brasileñas. Se seleccionaron y analizaron 380 empresas de 2018 a 2020. El método consiste en comparar el cumplimiento de los requisitos de divulgación a través de una lista de verificación derivada de los elementos exigidos por el CPC 48, y utilizando el análisis de contenido de las notas explicativas. Los resultados mostraron que las empresas cumplieron con un nivel del 56,25% de los requisitos; sectores que ya tenían una adaptación a la norma antigua, comenzaron a tener dificultades con una disminución en sus tasas de divulgación; los índices de organizaciones que cuentan con técnicas de contabilidad de cobertura mantuvieron los mismos niveles; y las empresas dan preferencia a elementos específicos de divulgación voluntaria.

Palabras clave: Divulgación Corporativa; CPC 48; Instrumentos Financieros; La Contabilidad de Cobertura.

 

Biografia do Autor

  • Paulo Vitor Souza de SOUZA, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB)
    Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará (UFPA)

  • Fábio Luciano da Cruz ROCHA, Universidade Federal do Pará (UFPA)
    Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

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Publicado

2023-06-12

Edição

Seção

Artigos