A IMPORTÂNCIA DO EMPLOYER BRANDING NA ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS EM PORTUGAL

Autores

Palavras-chave:

Employer Branding, Retenção de Talentos, Recursos-Humanos, Estratégia.

Resumo

Objetivo do estudo: O presente estudo tem como objetivo analisar a importância do Employer Branding na atração e retençao de talentos nas organizações em Portugal.

Metodologia: A metodologia adotada baseou-se numa análise quantitativa, realizou-se um questionário que foi respondido por 124 indivíduos, os mesmo encontram-se trabalhando atualmente.

Principais resultados: Os pesquisados procuram organizações que além de remuneração e outros benefícios atrativos, dão importância a flexibilidade e bom ambiente de trabalho, sendo que a maioria se encontra pouco satisfeito com a organização que trabalha.

Contribuições teóricas/metodológicas: contribui para que as empresas possam adotar novas práticas em relação Employer Branding na atração e retençao de talentos. A pesquisa apresenta oportunidades para estudos futuros.

Relevância/originalidade: perspectiva de estudo quantitativo em Portugal, contribuindo empiricamente para seu entendimento.

Biografia do Autor

  • Maria Monteiro Coelho LIMA, Atlântico Business School, Portugal.
    Bachelor's Degree in Business Management. Atlântico Business School, Portugal
  • Silvio Roberto STEFANI, Unicentro
    Pós-Doutor em Gestão pela FEP - Universidade do Porto (2020-2021). Pós-Doutor em Administração pela Univali (2013-2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008). Docente do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM e do Mestrado e Doutorado Interdisciplinar PPGDC Unicentro.
  • Elza Fátima Rosa VELOSO, Faculty FIA of Management (Fia), São Paulo, Brazil
    Post-Doctor in Management from FEA USP. PhD in Administration from the University of São Paulo USP. Associate Professor at the Professional Master's Degree in Administration at FIA.
  • Leonardo Nelmi TREVISAN, Pontifical Catholic University of São Paulo and Higher School of Advertising and Marketing.
    Post-Doctor in Management from University of Warwick: Coventry, West Midlands, GB. Titular Professor at the Professional Master's Degree in Administration at PUC

Downloads

Publicado

2023-07-06

Edição

Seção

Artigos