Compartilhamento do conhecimento, instituições de ensino, Atividades administrativas
Resumo
Este estudo objetivou analisar os fatores que facilitam ou dificultam o compartilhamento de conhecimento (CC) nas atividades administrativas de um campus de um Instituto Federal de Ensino. Adotou-se a abordagem qualitativa com estratégia de estudo de caso. Os dados coletados de entrevistas, análise documental e observação participante foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados denotam que o CC é afetado por fatores pessoais (características individuais, relações interpessoais, relação com o trabalho, experiências prévias); fatores organizacionais (características da instituição, sistemas e processos institucionais, cultura organizacional); fatores tecnológicos (disponibilidade e uso da tecnologia da informação). Fatores de diferentes naturezas relacionam-se moldando o processo de CC na instituição, o qual demonstra necessidades de aprimoramento.
Biografia do Autor
Clarissa Carneiro MUSSI, Unisul
Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP); Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/Unisul)
Sandro Vieira SOARES, Unisul
Doutorado em Controladoria e Contabilidade (USP); Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/Unisul)
Gabriela Gonçalves Silveira FIATES, UFSC
Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Docente do Departamento de Ciências Administrativas (UFSC)
Adriana Back KOERICH, UNISUL
Doutoranda em Administração pela Unisul, Mestra em Administração (Unisul). Funcionária Pública Estadual. Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
Lenir Terezinha ZANUZZO, Unisul
Mestrado em Administração (Unisul), Graduação em Administração. Administradora do Instituto Federal de Santa Catarina