Influenciador Digital: um estudo orientado ao mercado brasileiro

Autores

  • Luciano Augusto TOLEDO Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Evange Elias Assis Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-3834-2228
  • Felix Hugo Aguero Diaz LEON Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Influenciador digital, Inbound marketing, Marketing de conteúdo

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi analisar o papel do influenciador digital no contexto atual do mercado brasileiro. Foi delineado nos moldes da pesquisa qualitativa, exploratória, com o método de estudo de caso. Adotou-se como unidade de análise o fenômeno dos influenciadores digitais no cenário brasileiro. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de questionário semiestruturado para quatro profissionais especialistas do mercado de influenciadores digitais. Observou-se que os influenciadores digitais desempenham um papel relevante como formadores de opinião pública, divulgadores de marcas e influenciadores no processo de compra.

Biografia do Autor

  • Luciano Augusto TOLEDO, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Professor Doutor da Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Evange Elias Assis, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Professora Doutora da PUC-SP e Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Varejo do Senac Francisco Matarazzo
  • Felix Hugo Aguero Diaz LEON, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Professor Doutor da Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2023-03-26

Edição

Seção

Artigos