ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA NO VAREJO: Caso de uma Rede de Supermercados em Natal-RN

Autores

  • Wecsley Soares de Souza Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jamerson Viegas Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0001-9802-6628
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0002-8933-9953
  • Jônatas Amom Pereira Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sivaldo Martins da Silva Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Supermercados Varejistas, Análise SWOT, Vantagem Competitiva, Planejamento Estratégico.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar elementos estratégicos que motivaram tomadas de decisões em uma rede de supermercado varejista, a partir do surgimento de dois tipos de concorrentes em suas imediações. Utilizou-se como método de análise comparativa a matriz SWOT, possibilitando realizar diagnósticos e cenários para delimitações estratégicas e de melhorias, na tentativa de propor soluções e vantagens competitivas. Através da realização de uma pesquisa empírica, com visitas in loco numa rede de varejo local e nos concorrentes localizados na cidade de Natal-RN, diagnosticando ações nos ambientes interno e externo, foi possível observar a existência de diferentes elementos estratégicos capazes de orientar e alinhar decisões de enfrentamento e vantagens competitivas. Dentre os elementos observáveis notou-se a necessidade contínua por capacitação dos trabalhadores oferecendo qualidade no atendimento, renovação estrutural das instalações físicas reafirmando uma vitrine padronizada da rede, automatização das atividades internas e de canais de fornecimento e distribuição, melhoria das embalagens e disponibilidade dos produtos e, por último, ampliação na interatividade com os clientes "“ inovações digitais. Embora a delimitação empírica seja insuficiente para generalização, entende-se que uma análise sob a perspectiva do consumidor faz-se necessário como estudos futuros.

Biografia do Autor

  • Wecsley Soares de Souza Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Mestrando em Ciência, Tecnologia e Inovação pela UFRN
  • Jamerson Viegas Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Professor do Programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI/UFRN)
  • Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia
    Professor da Graduação e Pós-graduação do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia
  • Jônatas Amom Pereira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Pesquisador do Departamento de Engenharia de Produção - UFRN
  • Sivaldo Martins da Silva Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2023-03-26

Edição

Seção

Artigos