A PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES QUANTO AOS ATRIBUTOS PRESENTES EM EMBALAGENS DE PRODUTOS AVÍCOLAS IN NATURA

Autores

  • Natanna Peltz IFRS
  • Renata Klafke Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Carolina Chaves IFRS

Palavras-chave:

Embalagens, Alimentos, Produtos Avícolas, Pesquisa de Mercado

Resumo

Este artigo visa compreender quais atributos presentes em embalagens de produtos avícolas in natura (congelados e resfriados) auxiliam a decisão de compra de consumidores de carne de frango. A pesquisa aplicada, em duas etapas e predominantemente qualitativa, foi desenvolvida a partir do referencial teórico, onde são trazidos temas como a função da embalagem, cores, imagens e fonte de letra utilizados. A primeira etapa ocorreu através de três entrevistas com profissionais da área do marketing, resultados os quais auxiliaram na composição do questionário aplicado ao consumidor, que fora a segunda etapa. A análise de dados mostrou que 80% dos respondentes concordaram com a função primordial da embalagem que é de proteção. 55% preocupam-se com a ideia de comunicar-se com os clientes, e 45%, com a função de conter o alimento. Além disso, os consumidores avaliam positivamente as informações obrigatórias (58%) e relevam a importância da cor (69%) na decisão de compra. Elegeram ainda cores que mais se identificam ou consideram frequentes (vermelho e amarelo).

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Publicado

2022-03-21

Edição

Seção

Artigos