O nível de impacto das políticas públicas de empreendedorismo no negócio social habitacional ABRA Arquitetura

Autores

  • Filipe de França Monteiro Vasconcelos
  • Jéssica Moliterno Genú
  • Ademir Macedo Nascimento

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Desafios, Negócio Social, Setor habitacional.

Resumo

Considerando-se que a  precariedade habitacional dos brasileiros é um dos principais problemas sociais enfrentados atualmente, entende-se como essencial o incentivo de políticas publicas direcionadas a empreendimentos que atuam objetivando melhorias nesse contexto. Entende-se por políticas públicas as ferramentas utilizadas pelo poder público para atingir o bem estar social, podendo prestar auxílio também para o segmento de negócios, incluindo-se os negócios sociais habitacionais. O objetivo da pesquisa é verificar a influência das políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo nos desafios enfrentados pelos negócios sociais habitacionais, através de um estudo de caso com a organização ABRA Arquitetura. Os resultados apontam que o impacto das políticas públicas nesse negócio social é baixo, cuja causa principal é o desconhecimento delas pelo negócio social selecionado. Descobriu-se também que enquanto se faz pouco uso das políticas do estado, em momentos específicos, consideram-se os potenciais empreendedores sociais concorrentes como parceiros, denominando-os como co-competitivos, em face dessa simultânea cooperação e competição entre eles.

Biografia do Autor

  • Filipe de França Monteiro Vasconcelos
    formado em Administração na UFPE, Especialista com MBA em Gestão Pública na FCAP (UPE), Mestrando em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela FCAP/UPE e Servidor Público Federal.
  • Jéssica Moliterno Genú
    Doutorando em Administração UFPE, Mestra em Administração UFPE, Administradora UFPE, Coordenadora academica da faculdade santa helena e professora de pós graduação da FSH e da UPE.
  • Ademir Macedo Nascimento

    Doutor em Administração (UFPE) e Professor Adjunto na Universidade de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2022-03-21

Edição

Seção

Artigos