Considerando-se que a precariedade habitacional dos brasileiros é um dos principais problemas sociais enfrentados atualmente, entende-se como essencial o incentivo de políticas publicas direcionadas a empreendimentos que atuam objetivando melhorias nesse contexto. Entende-se por políticas públicas as ferramentas utilizadas pelo poder público para atingir o bem estar social, podendo prestar auxílio também para o segmento de negócios, incluindo-se os negócios sociais habitacionais. O objetivo da pesquisa é verificar a influência das políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo nos desafios enfrentados pelos negócios sociais habitacionais, através de um estudo de caso com a organização ABRA Arquitetura. Os resultados apontam que o impacto das políticas públicas nesse negócio social é baixo, cuja causa principal é o desconhecimento delas pelo negócio social selecionado. Descobriu-se também que enquanto se faz pouco uso das políticas do estado, em momentos específicos, consideram-se os potenciais empreendedores sociais concorrentes como parceiros, denominando-os como co-competitivos, em face dessa simultânea cooperação e competição entre eles.
Biografia do Autor
Filipe de França Monteiro Vasconcelos
formado em Administração na UFPE, Especialista com MBA em Gestão Pública na FCAP (UPE), Mestrando em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela FCAP/UPE e Servidor Público Federal.
Jéssica Moliterno Genú
Doutorando em Administração UFPE, Mestra em Administração UFPE, Administradora UFPE, Coordenadora academica da faculdade santa helena e professora de pós graduação da FSH e da UPE.
Ademir Macedo Nascimento
Doutor em Administração (UFPE) e Professor Adjunto na Universidade de Pernambuco.