A INSERÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE NA GESTÃO DE CUSTOS DE UMA REDE DE CLÍNICAS POPULARES DE FORTALEZA
Palavras-chave:
Clínicas Populares, Gestão de Custos, Business Intelligence, Inovação.Resumo
A presente pesquisa possui como objetivo geral compreender os impactos da inserção do Business Intelligence (BI) na gestão de custos de uma rede de clínicas populares de Fortaleza. A revisão de literatura contempla, numa primeira parte, a análise do mercado de saúde privada do Brasil, e numa segunda parte, a gestão de custos contextualizada, destacando a importância da tecnologia como uma aliada à operacionalização dessa prática, explicitando o BI como uma alternativa para tal finalidade. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada por uma abordagem de métodos mistos, com a estratégica de estudo de caso. Os resultados permitiram a análise do comportamento da eficiência em custos da organização antes, durante e após a implementação do BI, possibilitando a conclusão de que os impactos dessa inovação na gestão de custos da rede de clínicas populares estudada foram positivos.