A NOVA ONDA DO CONHECIMENTO: O COVID-19 E AS COMUNIDADES DE PRÁTICA NA DOCÊNCIA

Autores

  • Elizeu Barroso Alves Práticas de Gestão em Contexto Organizacional (PEGO-UNINTER) Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Positivo (PPGA-UP) http://orcid.org/0000-0001-8954-3383
  • Vanessa Estela Kotovicz Rolon
  • Aline Purcote

Palavras-chave:

comunidade de prática, aprendizagem organizacional, teleaulas

Resumo

Em 12 de março de 2020, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus no Brasil, a IES (Instituição de Ensino Superior) pesquisada determinou que professores e alunos, que se encontravam em situação de risco, fossem para casa, em quarentena, e no dia 17 de março, os demais professores e alunos, que não estavam em situação de risco, entraram em quarentena também, assim, as aulas da modalidade presencial passariam a ser ofertadas por meio de videoconferência. Apesar de a IES ter experiência em EAD, 50% dos professores que lecionavam na modalidade presencial nunca haviam lecionado na modalidade a distância, conforme dados da pesquisa. O desafio estava posto, a partir do dia 18 de março, o presencia passaria a ser por meio de teleaulas, em uma plataforma interna. O objetivo deste estudo foi analisar se a necessidade de se adaptar a uma nova metodologia, fez com que os professores formassem uma comunidade de prática e se esta comunidade, caso tenha sido formada, levou à Aprendizagem Organizacional. O resultado da análise dos dados confirmou a criação de uma comunidade de prática entre os docentes, que levou à Aprendizagem Organizacional.

Biografia do Autor

  • Elizeu Barroso Alves, Práticas de Gestão em Contexto Organizacional (PEGO-UNINTER) Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Positivo (PPGA-UP)
    Doutor e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Positivo (PPGA-UP), vinculado à área de 'Organizações, Gestão e Sociedade', e de estudos concentrados em 'Organização e Mudança'. Possui graduação em Administração e MBA em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Atualmente é professor e Coordenador dos CST's Gestão Comercial e Varejo Digital da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN) no Centro Universitário Internacional UNINTER. É membro dos Grupos de pesquisa (i) Práticas de Gestão em Contexto Organizacional (PEGO-UNINTER) e (ii) Cidades Educadoras, Inteligentes e Sustentáveis (CEIS-UNINTER). É membro do Comitê de Governança Ecossistema de Inovação de Curitiba e RMC e da Comunidade Inovadores & Inquietos. Tem experiência na área de Administração, interessando-se, sobretudo, em termos de pesquisa científica e atuação profissional, pelos seguintes temas: Racionalidades, Empreendimentos de Economia Solidária, Pragmática da Linguagem, Formação do Egresso em Administração, Crimes Corporativos, Accountability, Compliance, Gestão Pública, Mercadologia e Inovação nas Organizações

Downloads

Publicado

2022-03-21

Edição

Seção

Artigos