CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DA TECNOLOGIA BLOCKCHAIN COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO PROGRAMA DE COMPLIANCE

Autores

  • Lara Helena Luiza Zambão Unicuritiba
  • LUCYMARA URSOLA TURESSO ZAVOLSKI UNICURITIBA
  • SANDRO MANSUR GIBRAN UNICURITIBA

Palavras-chave:

Compliance, Blockchain, Eficiência, Governança Corporativa.

Resumo

 

A tecnologia Blockchain destaca-se pelo seu baixo custo de transação, e pela sua característica disruptiva para os negócios empresariais. Ela é totalmente descentralizada, e as informações são seguras por meio da criptografia. São inúmeros os benefícios que ela pode causar na sociedade atual, tem-se conhecimento que ela pode se expandir para o Mercado de Valores Mobiliários, para o setor cartorário, para detecção de falsificações de modo geral, gerenciamento de eleições, não havendo registro de todos os setores de alcance. E desta forma, o presente trabalho elencou como objetivo geral se há possibilidade e espaço de atuação da Blockchain na prática do Compliance, tendo em vista que um dos pontos vulneráveis do programa é justamente o fator humano. Ainda, como objetivo específico, procurou-se responder se através dessa tecnologia haveria cumprimento ao princípio Constitucional da Eficiência na Administração Pública. Para chegar aos resultados, optou-se por uma metodologia dedutiva bibliográfica, pois utilizou-se doutrinas de Compliance, e artigos acadêmicos coletados de banco de dados revistas cientificas sobre o uso da Blockchain. Conclui-se, que a Blockchain influencia positivamente na governança corporativa, e pode ser aplicada no Compliance como um instrumento de auxílio, tanto na iniciativa privada, como na Administração Pública.

Biografia do Autor

  • Lara Helena Luiza Zambão, Unicuritiba

    Mestranda em Direito Empresarial e Cidadania no UNICURITIBA. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (2020). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5689-8284. LATTES: http://lattes.cnpq.br/3729180376020433.

    E-Mail: [email protected]

  • LUCYMARA URSOLA TURESSO ZAVOLSKI, UNICURITIBA
    Mestranda em Direito Empresarial e Cidadania no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Especialista em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário Internacional. Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pelo Centro Universitário Curitiba. Graduada em Direito pelo UNICURITIBA. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5592-0467. LATTES: http://lattes.cnpq.br/4424646611244163. E-Mail: [email protected]
  • SANDRO MANSUR GIBRAN, UNICURITIBA

    Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Mestre em Direito Social e Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003). Advogado e Professor permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial e Cidadania do UNICURITIBA. Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Paraná (2015/2017).

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2738-7199. LATTES: http://lattes.cnpq.br/3242304285536069.

    E-Mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2022-03-21

Edição

Seção

Artigos