OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA RELAÇÃO DE CONFIANÇA ENTRE FORNECEDORES E COMPRADORES

Autores

  • Marilma Campos Mota Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH)
  • Veronica Pereira Moreira Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH)

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar, por meio de pesquisa empírica e por meio de um estudo de caso críticoem uma Fábricade Mesas e Cadeiras localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro, quais os aspectos positivos e negativos na relação de confiança entre fornecedores e compradores. Tendo em vista, que quando essa relação de confiança é positiva, cria-se uma relação de fidelidade entre os dois, impedindo desta forma a entrada de novos concorrentes e consequentemente de novos produtos no mercado. Porém, essa relação pode se tornar negativa, quando não há a oportunidade do comprador pesquisar novos fornecedores, bem como, preços e produtos concorrentes, uma vez que ele se torna fiel ao seu fornecedor e não tem a intenção de conhecer novas oportunidades de negócios, muitas vezes resultando em desvantagem para o comprador.

Biografia do Autor

  • Marilma Campos Mota, Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH)

    Mestre em Administração pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO (Linha de Pesquisa: Estratégia e Governança). - Pós Graduada em Gestão Estratégica das Organizações pela Universidade do Grande Rio. - MBA em Controladoria pela Laureate International Universities (FMU). - Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Salgado de Oliveira. - Graduada em Administração pela Universidade Estácio de Sá. - Docente da disciplina Gestão da Qualidade no MBA em Gestão Estratégica das Organizações - Campus Macaé (Universidade do Grande Rio), 2010. - Coordenadora Adjunta do Curso de Administração no Campus III da Universidade do Grande Rio (período 02/2011 a 08/2013). - Docente das disciplinas: Teorias da Administração, Marketing I, Recursos Humanos e Relações Internacionais na Universidade do Grande Rio - Unigranrio - Campus III (período 02/2011 a 08/2013). - Gestora do Campus III da Universidade do Grande Rio - Unigranrio (período 07/2008 a 08/2013). - Docente das disciplinas: Teorias das Organizações, Contabilidade Geral, Comunicação e Negociação, Planejamento Estratégico, Processo Decisório, Modelagem Organizacional, Estágio I, Controles Gerenciais, Contabilidade de Custos, Análise de Custos e Formação de Preços e Análise das Demonstrações Contábeis na Faculdade Cenecista de Rio Bonito - FACERB - (período 02/2015 a 12/2017). - Docente das disciplinas: Contabilidade, Gestão de Pessoas e Teorias, Funções e Processos Administrativos na Faculdade Paraíso - FAP - (período 02/2018 a 08/2018). - Docente das disciplinas: Contabilidade Geral e Pesquisa Operacional na FAMATH - Faculdades Integradas Maria Thereza - (período 02/2019 - atual).

  • Veronica Pereira Moreira, Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH)
    Mestre em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Experiência de 15 anos no ensino superior. Atualmente é Professora da Faculdade Maria Thereza (FAMATH) e leciona nas disciplinas de Matemática Aplicada para o Curso de Graduação em Administração, Estatística para o Curso de Graduação em Pedagogia e nos cursos de Nivelamento em Matemática e Informática para todos os Cursos de Graduação oferecidos pela Instituição. Docente I da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC), onde atua como professora de matemática do ensino médio desde 2005 no Colégio Estadual Nilo Peçanha e no Instituto de Educação Clelia Nanci. Atuou como Professora Adjunto Mestre na Universidade UNIGRANRIO, no período de 2004 a 2018, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Biologia, Matemática e nas Engenharias.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos