A IMPORTÂNCIA DO CAPITALISMO DE STAKEHOLDER EVIDENCIADA PELA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL

Autores

  • Luiz Gustavo Tiroli Universidade Estadual de Londrina
  • Glaucia Cardoso Teixeira Torres Universidade de São Paulo
  • Tania Lobo Muniz Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Capitalismo de stakeholder, Pandemia, Impacto, Empresa, Envolvimento.

Resumo

Entre os diversos impactos causados pela pandemia da COVID-19, uma delas chama a atenção pelos importantes reflexos no mundo corporativo: a necessidade da expansão do capitalismo de stakeholder, como a forma de cultura organizacional que mais atende às necessidades contemporâneas. A crise globalizada envolvendo saúde pública evidenciou o fato de que grandes problemas não são eficientemente enfrentados apenas por governos, é essencial que atores privados engajem-se na buscas por soluções de enfrentamento. Além disso, empresas que atuam de forma mais humanizada, atentas ao impacto que causam na sociedade, tendem a sair mais fortalecidas de crises de alto impacto, gerando valor para aos vários atores com ela envolvidos. Para a consecução do trabalho será utilizado método dedutivo a partir de material relacionado à temática.

Biografia do Autor

  • Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina
    Mestrando em Educação pelo Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Acadêmico do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil na perspectiva do Direito Civil-Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos da personalidade, responsabilidade civil, direito das famílias e sucessões, direitos humanos, biodireito, democracia, empresas e ensino jurídico. Endereço eletrônico: [email protected]. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7912-8319.
  • Glaucia Cardoso Teixeira Torres, Universidade de São Paulo

    Mediadora Familiar, Negocial e Corporativa. Conciliadora e Mediadora Judicial. Advogada com ênfase em Responsabilidade Civil. Doutoranda em Direito Civil pela Universidade de São Paulo, USP. Mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-graduação em Direito Civil. Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora e pesquisadora em Direito Civil. Voluntária da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PR. Mediadora. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos da personalidade, responsabilidade civil, direito de família e resolução alternativa de conflitos. Endereço eletrônico: [email protected]. Endereço: Universidade Estadual de Londrina – UEL - CESA - Centro de Estudos Sociais Aplicados - Rod. Celso Garcia Cid, PR-445 Km 380 - Caixa Postal 10.011 - Londrina-PR - CEP: 86057-970.

  • Tania Lobo Muniz, Universidade Estadual de Londrina

    Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Público, atuando principalmente nos seguintes temas: solução de conflitos, acesso à justiça, arbitragem, direito constitucional e direito internacional. Endereço eletrônico: [email protected]. Endereço: Universidade Estadual de Londrina – UEL - CESA - Centro de Estudos Sociais Aplicados - Rod. Celso Garcia Cid, PR-445 Km 380 - Caixa Postal 10.011 - Londrina-PR - CEP: 86057-970.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos