REAÇÃO DO MERCADO ACIONÁRIO FRENTE A QUEBRA DE EXPECTATIVAS APÓS A DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS TRIMESTRAL DO BANCO BRADESCO S. A.

Autores

Palavras-chave:

Reação Acionária, Retornos Anormais, Divulgação de Resultados, Estudo de Eventos

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a reação anormal no preço das ações do Banco Bradesco após divulgação de resultados do 3º trimestre de 2019. A janela de estimação utiliza 365 pregões e uma janela de eventos de 7 dias, a fim de obter resultados sobre a existência de retornos anormais. Tal anormalidade ocorreu somente nas ações preferenciais da entidade em estudo e juntamente com a análise dos cálculos de retornos anormais e o Teste t, houve a negação da hipótese sobre a existência de um evento que atingisse o setor financeiro brasileiro em sua totalidade. Os resultados reforçam a importância e a influência que as informações geridas pela Contabilidade podem causar no mercado acionário e como essas informações podem auxiliar os investidores na tomada de decisões para investimentos.

Biografia do Autor

  • Flávio Gabriel Laroca da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
    Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Rita de Cássia da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

    Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento da Informação e da Tecnologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Graduada em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR.

  • Alison Martins Meurer, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e Instituto Federal do Paraná – IFPR.
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Professor colaborador no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos