ANÁLISE DOS DISPOSITIVOS LEGAIS PARA FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE GESTÃO FIRMADOS ENTRE AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • TATIANE RAMOS DE BRITO DE OLIVEIRA Universidade Federal Fluminense
  • BARBARA OLIVEIRA DE MORAIS Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO).

Palavras-chave:

Parcerias Público-Privadas, Organizações sociais, Contratos de Gestão.

Resumo

Esta pesquisa investigou a evolução das formas de controle dos contratos de gestão celebrados entre a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e as Organizações Sociais (OSs). Visou-se compreender o efeito das legislações municipais elaboradas a partir de 2009, tal como as contribuições e as possíveis falhas de algumas resoluções que serviram para acompanhamento e fiscalização dos contratos celebrados nos últimos anos. Para tanto, procedeu-se de metodologia de cunho documental, qualitativa e descritiva. Para auxiliar no caminho teórico-metodológico desta investigação, dialogou-se com autores, como Matias-Pereira (2012), Barbosa e Malik (2015), Morais et al. (2018). Considerando que vinte e duas OSs são reconhecidas como qualificadas para prestar serviços via parceria com o município e que há frequentemente na mídia notícias de corrupção entre contratos celebrados entre esses atores, buscou-se a compreensão das mudanças implementadas, acerca de normas e decretos criados pela Administração Pública para padronizar e melhorar a transparência da utilização dos recursos repassados para as Organizações Sociais. Os resultados sugerem que algumas práticas precisam ser modificadas e aperfeiçoadas, e que a grande maioria das normativas foram elaboradas à medida que os contratos eram executados. O modelo de gestão através das Parcerias Público-Privadas (PPP) das ESF com o passar dos anos foi se consolidando com um crescimento expressivo, saindo de 3,5% de cobertura para 66,21%.

Biografia do Autor

  • TATIANE RAMOS DE BRITO DE OLIVEIRA, Universidade Federal Fluminense
    Especialista em Gestão em Saúde Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

    Especialista em Gestão em Saúde Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

  • BARBARA OLIVEIRA DE MORAIS, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO).
    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO). Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos