NOVAS REGRAS DE BASILEIA III NA ESTRUTURA DE CAPITAL DOS BANCOS BRASILEIROS

Autores

Palavras-chave:

Basileia III, Bancos Brasileiros, Estrutura de Capital, Equilíbrio Financeiro

Resumo

O Acordo de Basileia III foi adotado em 2018. O objetivo do artigo é analisar como as regras de Basileia III impactaram na estrutura de capital (alavancagem) dos bancos brasileiros. Assim, realizou-se uma pesquisa descritiva sobre regras de Basileia, com abordagem qualitativa. Com os dados obtidos através de pesquisas exploratória e descritiva, foram analisadas as modificações ocorridas nos bancos por meio da alavancagem. Os resultados apontaram que a estrutura de capital dos bancos não sofreu impactos significativos em relação ao equilíbrio entre o valor total de ativos e o patrimônio total. Observou-se que bancos de médio e pequeno porte sofreram mais para se adequarem. O estudo contribui para os atuantes no mercado de ações, como uma indicação da restruturação das instituições quanto as alterações normativas. E, para a literatura, é um estudo de um país em desenvolvimento, e por analisar instituições de pequeno, médio e grande porte.

Biografia do Autor

  • Rodolfo Vieira Nunes, Universidade de São Paulo - USP e Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.
    Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Professor Substituto na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.
  • Alice Carolina Ames, Universidade Regional de Blumenau - FURB
    Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB.
  • George André Willrich Sales, Faculdade FIPECAFI e Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.
    Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM. Professor do Mestrado na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI e Professor na Graduação da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Edição

Seção

Artigos