RELATO DE EXPERIÊNCIA: GESTÃO DE PESSOAS EM CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS (CSC)
Palavras-chave:
Centro de Serviços Compartilhados, Gestão, Recursos Humanos.Resumo
Este artigo aborda o relato de experiência de um estudo de caso de uma implantação da gestão de pessoas em um Centro de Serviços Compartilhados (CSC). O CSC representa um modelo utilizado por grandes empresas com o intuito de desenvolvimento de pessoas, processos e produtos; retenção de custos e consequentemente aumento do lucro da instituição. O capital humano é fundamental e este deve se desenvolver em conjunto com o CSC para alcançar o êxito na implantação no centro administrativo e no desenvolvimento da empresa. A metodologia utilizada foi a descrição de estudo de caso através do relato de experiência do autor sobre a implantação da Gestão de Pessoas em um CSC de uma instituição financeira no interior do estado de São Paulo. Alguns dados de pesquisa da literatura foram utilizados para fundamentar o trabalho, junto a experiência empírica. Dessa forma, as contribuições foram elencadas como itens importantes para o sucesso do CSC, que compõe a Gestão de Recursos Humanos (RH), desde seleção e contratação, treinamento e desenvolvimento, entendimento sobre as gerações de pessoas, além de estratégias de premiação e retenção juntamente com o fomento a inovação.